Buscar

É notável que as três grandes vias da psicologia têm divergências entre si. Com os seus conhecimentos sobre behaviorismo, psicanálise e psicologia...


É notável que as três grandes vias da psicologia têm divergências entre si. Com os seus conhecimentos sobre behaviorismo, psicanálise e psicologia humanista, leia as alternativas a seguir e analise-as, assinalando a correta.

A. 

Os humanistas enxergavam o homem de forma positiva, afirmando que com a preparação e a motivação adequada poderiam prosperar mesmo em ambientes adversos, pois é da natureza humana ter a plasticidade e o poder de mudar sua realidade.

B. 

O behaviorismo usa ideias deterministas e, apesar de não ter influência positivista, visa formular a psicologia como uma ciência explicativa do comportamento humano. Tirando as ideias de mente e de livre-arbítrio, tira-se a possibilidade de relativização e usam-se métodos das ciências naturais.

C. 

A teoria da sexualidade infantil é a base da teoria psicanalítica, ela é dividida nas fases em que existem pulsões diferentes ocorrendo. Após teorizar o desenvolvimento da sexualidade, Freud consegue entender a grande importância da linguagem dentro das psicoterapias.

D. 

A tendência atualizante afirma que os seres possuem uma capacidade inata de amadurecer e desenvolver potencialidades para crescer, sempre atualizando-se. Essa é uma das ideias desenvolvidas pelo grande psicólogo humanista Abraham Maslow.

E. 

John Broadus Watson, seguindo o modelo das ciências modernas e positivistas, visou incorporar os métodos das ciências naturais na psicologia, tornando-a uma ciência do comportamento. Seguindo esses vieses, declarou também que a nova psicologia deveria tratar apenas dos comportamentos humanos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Os humanistas enxergavam o homem de forma positiva, afirmando que com a preparação e a motivação adequada poderiam prosperar mesmo em ambientes adversos, pois é da natureza humana ter a plasticidade e o poder de mudar sua realidade." Isso porque a psicologia humanista acredita que o ser humano tem um potencial inato para se desenvolver e crescer, e que é capaz de superar as dificuldades e adversidades da vida. Já o behaviorismo e a psicanálise têm visões diferentes sobre o ser humano e sua capacidade de mudança. O behaviorismo enfatiza o papel do ambiente e do condicionamento na formação do comportamento humano, enquanto a psicanálise destaca a importância do inconsciente e dos conflitos psicológicos na formação da personalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais