Buscar

Resumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítulo Os fungos são organismos que convivem conosco todos os ...

Resumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítuloResumo do capítulo

Os fungos são organismos que convivem conosco todos os dias. São importantes, tanto do ponto de vista ecológico, quanto econômico. A Micologia é a área da Biologia destinada ao estudo dos fungos, que teve o seu grupo reconhecido como um reino a partir da descrição de cinco reinos por Whittaker, em 1969. Os organismos foram alocados em reinos com base na morfologia e no modo de nutrição dos seres vivos, sendo criado, então, o reino Fungi. Todos os fungos conhecidos, com poucas exceções, têm origem dos esporos (reprodução sexuada) ou conídios (reprodução assexuada), corpúsculos que podem ser comparados às sementes das plantas superiores, embora não sejam morfologicamente semelhantes a estas. Na maioria dos casos, o sistema vegetativo encontra-se no interior dos tecidos parasitados, no solo ou na matéria orgânica em decomposição. Com a formação dos esporos ou conídios, é necessário que estes tenham acesso livre ao ar, para assegurar sua disseminação. O ciclo de vida dos fungos compreende duas fases. Uma somática, caracterizada por atividades alimentares, e outra reprodutiva, onde os fungos podem realizar reprodução sexuada ou assexuada. Por causa da rigidez da parede celular, sua nutrição é por absorção de nutrientes solúveis simples. Os fungos são considerados seres cosmopolitas, pois estão presentes em qualquer parte do planeta. A temperatura ideal para o crescimento dos fungos fica entre 0 a 35°C, mas o ótimo para a maioria fica entre 20 a 30°C, e a umidade ideal fica em torno da saturação.

Os fungos são usados como alimento propriamente dito; na indústria alimentícia, na produção de pães, queijos, cervejas e vinhos; na indústria farmacêutica e biotecnológica, para a fabricação de antibióticos, ácidos, pigmentos, enzimas, pesticidas biológicos, entre outros usos.

• Os fungos podem parasitar o homem e outros animais, causando um grupo de doenças conhecidas como micoses.

• As micoses podem ser classificadas em cinco grupos, de acordo com suas manifestações clínicas.

• As micoses superficiais são infecções causadas por fungos que invadem as camadas mais superficiais da capa córnea da pele ou a haste livre dos pelos.

• As micoses cutâneas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre os fungos, que são organismos importantes do ponto de vista ecológico e econômico. A Micologia é a área da Biologia destinada ao estudo dos fungos, que foram alocados em um reino próprio, o reino Fungi. A reprodução dos fungos ocorre por esporos ou conídios, e seu ciclo de vida compreende duas fases: uma somática e outra reprodutiva. Os fungos são usados como alimento, na indústria alimentícia, farmacêutica e biotecnológica. Além disso, podem parasitar o homem e outros animais, causando um grupo de doenças conhecidas como micoses, que podem ser classificadas em cinco grupos, de acordo com suas manifestações clínicas. As micoses superficiais são infecções causadas por fungos que invadem as camadas mais superficiais da capa córnea da pele ou a haste livre dos pelos. As micoses cutâneas também são causadas por fungos, mas afetam as camadas mais profundas da pele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais