Buscar

6.3 Desinfecção Desinfecção é um processo mais severo, cujo objetivo é destruir os microrganismos no estado vegetativo, sejam patogênicos ou não. E...

6.3 Desinfecção
Desinfecção é um processo mais severo, cujo objetivo é destruir os microrganismos no estado vegetativo, sejam patogênicos ou não. Esse processo pode ocorrer por meios físicos ou químicos.
Partículas, incrustações, gorduras e qualquer outro tipo de sujidade funcionam como uma camada protetora dos microrganismos, por isso, antes de se executar uma desinfecção, é fundamental que se faça uma limpeza.
6.3.1 Processos físicos de desinfecção
O principal processo físico de desinfecção é a elevação da temperatura. Em altas temperaturas, interrompe‑se a divisão celular dos microrganismos e começa a acontecer a morte das células. Quanto maior o tempo na temperatura alta, mais células vão morrer. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido esse processo acontece. Esse é o chamado binômio tempo versus temperatura.
Quando se aumenta a temperatura, tanto a membrana celular quanto as proteínas são afetadas. Isso porque os ácidos graxos que compõem a parede celular aumentam sua permeabilidade, permitindo a entrada de substâncias indesejáveis no interior da célula. Além disso, o aumento da temperatura acelera as reações dentro das células, atingindo níveis inaceitáveis para o funcionamento celular, ou ainda desnaturando proteínas.
Consideram‑se altas as temperaturas acima de 60 ºC. O tempo de exposição vai depender do tipo de microrganismo e da quantidade de células a serem eliminadas. Cada microrganismo tem características próprias na determinação desses parâmetros.
Lembrete
O efeito dos processos de eliminação de microrganismos é proporcional à quantidade inicial de microrganismos, por isso, nunca chegará a zero.
Após a exposição à alta temperatura, um recurso muito utilizado é a redução da temperatura, para que os microrganismos sobreviventes não voltem a se multiplicar.
O processo mais conhecido de desinfecção por meios físicos é a pasteurização do leite. Até 1952, o leite era vendido de porta em porta, vindo diretamente da fazenda produtora. Porém, nessa mesma época, ocorria no Brasil um surto de tuberculose. A bactéria responsável por esse surto era a Micobacterium bovis, a da tuberculose bovina.

O principal processo físico de desinfecção é a elevação da temperatura.
Quando se aumenta a temperatura, tanto a membrana celular quanto as proteínas são afetadas.
Consideram‑se altas as temperaturas acima de 60 ºC.
O processo mais conhecido de desinfecção por meios físicos é a esterilização do leite.
a) I, II e III estão corretas.
b) I e II estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Biossegurança e Ergonomia - Livro - Texto - Unidade II
68 pág.

Biossegurança e Ergonomia 2 Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) II e III estão corretas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais