Buscar

As polêmicas em torno da Geografia Política e Geopolítica sempre permearam o campo de estudo destes dois ramos do saber científico, pois a apropria...

As polêmicas em torno da Geografia Política e Geopolítica sempre permearam o campo de estudo destes dois ramos do saber científico, pois a apropriação dessas por parte dos Estados e de alguns teóricos, interessados em justificar suas pretensões, acabou por contribuir para a distorção de ambas com o transcorrer do tempo. Sobre a dicotomia entre Geografia Política e Geopolítica, analise as assertivas a seguir:

I - No mundo moderno, a França foi o principal palco onde houve a dicotomia 

entre geografia política e geopolítica. 

II - A geografia política é uma raiz da geografia, enquanto a geopolítica é norteada pela política e pelos interesses geoeconômicos.

III – Assuntos relacionados a aspectos físicos, tais como linhas de relevo, ou tudo aquilo que poderia ser cartografado, como espacialização territorial nas fronteiras, seriam diretamente ligados à geopolítica.

IV - Demandas estratégicas de território, como áreas de interesses comuns, energias, água e/ou reservas minerais com potencial econômicos estariam dentro da geografia política.

V - A geografia política, ligada aos elementos estáticos estudados no início do século XIX, condicionou os governantes a refletir e traçar estratégias de uso e exploração dos recursos naturais, demanda criada pela geografia que dá ênfase aos interesses geopolíticos.

Marque a alternativa correta:

As asserções II e III estão corretas.

As asserções I, II e IV estão corretas.

A asserção III é a única verdadeira. 

As asserções I e III estão corretas. 

As asserções I, II e V são as únicas verdadeiras. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e III estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais