Buscar

What are the main characteristics of the anaerobic alactic and lactic energy pathways? A quebra das moléculas de ATP proporciona a transformação d...

What are the main characteristics of the anaerobic alactic and lactic energy pathways?

A quebra das moléculas de ATP proporciona a transformação de energia química em energia mecânica.
O processo de quebra de ATP é acentuado durante a realização de um exercício físico, sobretudo em esforços de alta intensidade e curta duração.
Os estoques de moléculas de ATP no músculo são reduzidos e diminuem rapidamente no exercício físico intenso, necessitando, assim, ressintetizar a molécula de ATP.
A ressíntese de moléculas de ATP durante o exercício físico ocorrerá mediante sistemas energéticos do metabolismo anaeróbio (alático e lático) e do aeróbio, na tentativa de reequilibrar as quantidades de ATP e de ADP na célula.
O metabolismo anaeróbio alático fornecerá novas moléculas de ATP, suprindo a necessidade de energia imediata para trabalho biológico à célula, através dos sistemas energéticos: ATP-CP e ADP-ADP (reação adenilato quinase).
A ressíntese de ATP pelo metabolismo anaeróbio alático é realizada mediante o sistema ADP-ADP, que utiliza duas moléculas de ADP e, pela ação da enzima adelinato quinase (ou mioquinase), regenera uma molécula de ATP para a célula, mas também libera uma molécula de adenosina monofosfato (AMP).
A ressíntese de ATP pelo metabolismo anaeróbio lático ocorre mediante a quebra de moléculas de glicose e/ou glicogênio muscular em um processo que será dividido em 2 etapas: investimento de energia e produção de energia.
A glicólise anaeróbia quebrará moléculas de glicose e/ou glicogênio muscular em um processo que será dividido em 2 etapas: investimento de energia e produção de energia.
A produção de ácido lático será alta em esforços intensos quando a via glicolítica for muito utilizada.
Durante o metabolismo anaeróbio lático pela via glicolítica, a oferta de oxigênio no músculo ainda é baixa, com maior contribuição energética durante o exercício, iniciando a partir de 15 segundos e alcançando o pico próximo a 60 segundos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais sistemas energéticos do metabolismo anaeróbio são o alático e o lático. O metabolismo anaeróbio alático é responsável por fornecer novas moléculas de ATP para a célula, suprindo a necessidade de energia imediata para trabalho biológico, através dos sistemas energéticos ATP-CP e ADP-ADP (reação adenilato quinase). A ressíntese de ATP pelo metabolismo anaeróbio alático é realizada mediante o sistema ADP-ADP, que utiliza duas moléculas de ADP e, pela ação da enzima adelinato quinase (ou mioquinase), regenera uma molécula de ATP para a célula, mas também libera uma molécula de adenosina monofosfato (AMP). Já o metabolismo anaeróbio lático ocorre mediante a quebra de moléculas de glicose e/ou glicogênio muscular em um processo que será dividido em 2 etapas: investimento de energia e produção de energia. A produção de ácido lático será alta em esforços intensos quando a via glicolítica for muito utilizada. Durante o metabolismo anaeróbio lático pela via glicolítica, a oferta de oxigênio no músculo ainda é baixa, com maior contribuição energética durante o exercício, iniciando a partir de 15 segundos e alcançando o pico próximo a 60 segundos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais