Buscar

O que é o reflexo miotático ou de estiramento muscular? É a manifestação mais simples da função do fuso muscular que além de proteger os músculos ...

O que é o reflexo miotático ou de estiramento muscular?

É a manifestação mais simples da função do fuso muscular que além de proteger os músculos participa do controle dos movimentos e está envolvido nos ajustes posturais através do controle do tônus muscular.
Ocorre quando um músculo estriado esquelético é rapidamente estendido ou estirado, os fusos musculares são excitados e ocorre uma contração reflexa das fibras musculares esqueléticas do músculo que foi estirado, e de músculos que estão intrinsecamente envolvidos no movimento.
O reflexo miotático é encontrado quando há lesão do neurônio motor superior também chamado primeiro neurônio ou cortical. O reflexo de estiramento tônico permanece mesmo quando o alongamento é mantido.
O reflexo miotático é caracterizado como um reflexo polissináptico, visto que utiliza três neurônios (neurônios sensoriais, interneurônios inibitórios e neurônios motores) e duas sinapses.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O reflexo miotático ou de estiramento muscular é uma resposta reflexa do músculo esquelético a um estímulo de estiramento rápido. Quando um músculo é estirado rapidamente, os fusos musculares, que são órgãos sensoriais localizados no músculo, são ativados e enviam informações para a medula espinhal. A medula espinhal, por sua vez, envia um sinal para o músculo estirado para se contrair, enquanto envia um sinal para o músculo antagonista para relaxar. Esse reflexo é importante para proteger os músculos contra lesões e também para manter o equilíbrio e a postura corporal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais