Buscar

A ética na pesquisa científica com seres humanos e animais é fundamental para garantir o respeito e a proteção aos participantes. Com base nos prin...

A ética na pesquisa científica com seres humanos e animais é fundamental para garantir o respeito e a proteção aos participantes. Com base nos princípios éticos estabelecidos por documentos históricos como o Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinki, além das regulamentações específicas como a Resolução CNS nº 466/2012 no Brasil, é correto afirmar que:



Toda pesquisa que envolve seres humanos ou animais deve passar pela avaliação de um comitê de ética adequado.


Apenas pesquisas com seres humanos necessitam de aprovação ética.


As normas éticas aplicam-se exclusivamente no contexto brasileiro, não sendo necessária a observância de diretrizes internacionais.


A Declaração de Helsinki é o único documento que oferece orientações éticas para a realização de pesquisas com seres humanos.


A experimentação em animais é permitida sem restrições, desde que contribua para o avanço científico.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Toda pesquisa que envolve seres humanos ou animais deve passar pela avaliação de um comitê de ética adequado." Isso porque a ética na pesquisa científica é fundamental para garantir a proteção e o respeito aos participantes, e a avaliação por um comitê de ética adequado é um dos princípios éticos estabelecidos por documentos históricos como o Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinki, além das regulamentações específicas como a Resolução CNS nº 466/2012 no Brasil.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais