Buscar

Explique o efeito da concentração, pressão e temperatura sobre o equilíbrio químico. Efeito da concentração Efeito da pressão Efeito da temperatura...

Explique o efeito da concentração, pressão e temperatura sobre o equilíbrio químico.
Efeito da concentração
Efeito da pressão
Efeito da temperatura
A concentração de um participante pode deslocar o equilíbrio químico no sentido de consumir ou repor o participante que foi adicionado ou retirado, respectivamente.
A pressão total exercida sobre o sistema pode deslocar o equilíbrio químico no sentido que tem menor ou maior número de mols de espécies gasosas, quando o sistema é gasoso.
A temperatura pode deslocar o equilíbrio químico no sentido endotérmico ou exotérmico, dependendo se a reação é endotérmica ou exotérmica, respectivamente.

Essa pergunta também está no material:

[ENEM 2019] Química - Caderno de estudos completo para o ENEM 2019
278 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Efeito da concentração: A concentração de um participante pode deslocar o equilíbrio químico no sentido de consumir ou repor o participante que foi adicionado ou retirado, respectivamente. Se a concentração de um reagente for aumentada, o equilíbrio será deslocado para o lado oposto da reação que consome esse reagente. Se a concentração de um produto for aumentada, o equilíbrio será deslocado para o lado oposto da reação que produz esse produto. Efeito da pressão: A pressão total exercida sobre o sistema pode deslocar o equilíbrio químico no sentido que tem menor ou maior número de mols de espécies gasosas, quando o sistema é gasoso. Se a pressão for aumentada, o equilíbrio será deslocado para o lado oposto da reação que produz menos mols de gás. Se a pressão for diminuída, o equilíbrio será deslocado para o lado oposto da reação que produz mais mols de gás. Efeito da temperatura: A temperatura pode deslocar o equilíbrio químico no sentido endotérmico ou exotérmico, dependendo se a reação é endotérmica ou exotérmica, respectivamente. Se a temperatura for aumentada em uma reação endotérmica, o equilíbrio será deslocado para o lado da reação endotérmica, absorvendo mais calor. Se a temperatura for aumentada em uma reação exotérmica, o equilíbrio será deslocado para o lado da reação exotérmica, liberando mais calor. Se a temperatura for diminuída, o efeito será o oposto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais