Buscar

A respeito dessas soluções, analise a figura abaixo representando um trecho de rampa e escada e assinale a alternativa CORRETA. I - A solução exec...

A respeito dessas soluções, analise a figura abaixo representando um trecho de rampa e escada e assinale a alternativa CORRETA.

I - A solução executada atende parte dos requisitos estabelecidos pela NBR 9050:2015, principalmente por priorizar a proximidade entre os acessos pela rampa e pela escada, evitando a segregação de fluxos.
II - Deve-se prever piso tátil de alerta com alto contraste no início e fim da rampa e da escada, o que não ocorre no exemplo acima.
III - Para melhor reconhecimento dos desníveis e da rampa e escada por pessoas com baixa visão, recomenda-se a adoção de faixas nos degraus e pintura em cor contrastante em relação ao entorno dos muros e bordas, diferente do verde adotado
IV - Por serem rampa e escada largas, não é necessário prever guia de balizamento e guarda corpo, permitindo um desenho “mais limpo” do conjunto projetado.
V - Tanto na escada quanto na rampa deveriam ser instalados corrimãos constituídos de material rígido e resistente, com extremidades curvadas, prolongando-se 30 cm após o início e fim da rampa ou escada. Precisam ser previstos corrimãos de duas alturas, permitindo que tanto uma pessoa em pé como uma em cadeira de rodas ou criança, consiga alcançar.
VI - O trecho de rampa que conduz a 3 degraus impossibilita o acesso ao nível superior para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
a. Somente I está correta
b. As alternativas I e II estão corretas
c. Somente VI está incorreta
d. As alternativas II, III, V e VI estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas

Essa pergunta também está no material:

Acessibilidade em espaços urbanos
77 pág.

Acessibilidade Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "As alternativas I e II estão corretas". A solução executada atende parte dos requisitos estabelecidos pela NBR 9050:2015, principalmente por priorizar a proximidade entre os acessos pela rampa e pela escada, evitando a segregação de fluxos. Além disso, deve-se prever piso tátil de alerta com alto contraste no início e fim da rampa e da escada, o que não ocorre no exemplo acima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais