Buscar

Diante do § 1o do artigo 216, o tombamento é um dos institutos que têm por objeto a tutela do patrimônio histórico e artístico nacional. Qual é o c...

Diante do § 1o do artigo 216, o tombamento é um dos institutos que têm por objeto a tutela do patrimônio histórico e artístico nacional. Qual é o conceito e as características do tombamento?


1. O tombamento é uma forma de intervenção do Estado na propriedade privada, que tem por objetivo a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assim considerado, pela legislação ordinária.
2. O tombamento pode atingir bens de qualquer natureza: móveis ou imóveis, materiais ou imateriais, públicos ou privados.
3. O tombamento é sempre uma restrição total, impedindo ao particular o exercício dos direitos inerentes ao domínio.
4. O tombamento é um procedimento judicial, que se realiza em um único ato, e não exige a inscrição no Livro do Tombo.
5. O tombamento é uma forma de desapropriação, que implica perda da propriedade pelo particular.
6. O tombamento é um procedimento administrativo, pelo qual o Poder Público sujeita a restrições parciais os bens de qualquer natureza cuja conservação seja de interesse público.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O tombamento é um instituto jurídico que tem por objetivo a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assim considerado pela legislação ordinária. O tombamento pode atingir bens de qualquer natureza: móveis ou imóveis, materiais ou imateriais, públicos ou privados. O tombamento é uma restrição parcial ou total, que pode impedir ao particular o exercício de alguns direitos inerentes ao domínio, como a demolição ou a descaracterização do bem tombado. O tombamento é um procedimento administrativo, pelo qual o Poder Público sujeita a restrições parciais ou totais os bens de qualquer natureza cuja conservação seja de interesse público. O tombamento não é uma forma de desapropriação, que implica perda da propriedade pelo particular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais