Logo Passei Direto
Buscar

Educação Física

Humanas / Sociais
115:03 Progresso:3/10 2 HORAS ➜ Questionário II – Metodologia do Ensino de Lutas e Artes Marciais 3 A capoeira é uma modalidade tipicamente brasileira. A partir disto, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. ( ) A roda de capoeira tem duas dimensões principais, o lúdico e a resistência. ( ) O berimbau não tem muita importância na roda de capoeira, podendo ser facilmente substituído por outro instrumento. ( ) O nome “capoeira” surgiu em razão de um tipo de cana-de-açúcar que tem o mesmo nome. ( ) O estilo musical conhecido como “ladainha” tem a característica de ser um ritmo mais dinâmico, sem preocupação com o conteúdo da letra em si. ( ) As letras das músicas da capoeira falam dos costumes, das dores e das alegrias daqueles que a criaram. Assinale a alternativa em que aparece a ordem correta: V - F - F - F - V. F - V - V - F - V. V - F - F - F - F. V - F - V - F - V. 3 A roda de capoeira dita o ritmo da luta, com diversos instrumentos e melodias. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta somente instrumentos presentes na roda de capoeira. Berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, caxixi, pandeiro e chocalho. Berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, caxixi, pandeiro e bateria. Berimbau, cuíca, agogô, atabaque, caxixi, pandeiro e chocalho. Berimbau, reco-reco, agogô, tambor, caxixi, pandeiro e chocalho. 3 A roda de capoeira é formada por instrumentos e canções. Os estilos musicais da capoeira são: ladainha, quadra, corrido e chula. Relacione a primeira coluna com a segunda, sobre esses diferentes estilos de capoeira: a) Ladainha b) Quadra c) Corrido d) Chula ( ) Ela tem por característica um ritmo mais lento, gingado, marcado pelo atabaque e pelo berimbau. ( ) É uma cantiga curta, normalmente feita de improviso, que faz apresentação ou identificação. ( ) É um ritmo composto por uma estrofe curta de apenas quatro versos simples, terminando em coro. ( ) É um ritmo mais acelerado, que se caracteriza pela junção do verso do cantador com as frases do refrão repetido pelo coro. Assinale a alternativa que apresenta a ordem de preenchimento correta: A - D - B - C. A - B - C - D. C - A - B - D. B - A - C - D. 3 O judô é uma arte marcial que atravessou os séculos, surgindo por meio das ideias de mestre Kano. Sobre a história do judô, é correto afirmar que: surgiu como variação do ju-jutso, mas seguiu por um caminho filosófico muito diferente deste. diverge do ju-jutso somente nos movimentos de alavanca, apresentando uma filosofia muito parecida. não tem uma ligação direta com o ju-jutso, sendo o judô idealizado exclusivamente a partir das ideias de Judoro Kano. Judoro Kano gostava muito do ju-jutso e, como homenagem, criou o judô.
User badge image
Marcia Cristina

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as afirmações sobre a capoeira e suas características: 1. ( ) A roda de capoeira tem duas dimensões principais, o lúdico e a resistência. É verdadeira (V). A roda de capoeira é um espaço de interação que envolve tanto o aspecto lúdico quanto a resistência física dos praticantes. 2. ( ) O berimbau não tem muita importância na roda de capoeira, podendo ser facilmente substituído por outro instrumento. É falsa (F). O berimbau é um dos instrumentos mais importantes na roda de capoeira, sendo fundamental para ditar o ritmo e a atmosfera da prática. 3. ( ) O nome “capoeira” surgiu em razão de um tipo de cana-de-açúcar que tem o mesmo nome. É falsa (F). O nome "capoeira" tem várias teorias sobre sua origem, mas não está diretamente relacionado a um tipo de cana-de-açúcar. 4. ( ) O estilo musical conhecido como “ladainha” tem a característica de ser um ritmo mais dinâmico, sem preocupação com o conteúdo da letra em si. É falsa (F). A ladainha é um estilo mais lento e reflexivo, com letras que têm conteúdo significativo. 5. ( ) As letras das músicas da capoeira falam dos costumes, das dores e das alegrias daqueles que a criaram. É verdadeira (V). As letras das músicas da capoeira frequentemente refletem a cultura, as vivências e as tradições dos capoeiristas. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - F - V. Agora, vamos analisar as alternativas: a) V - F - F - F - V. (CORRETA) b) F - V - V - F - V. c) V - F - F - F - F. d) V - F - V - F - V. A alternativa correta é a) V - F - F - F - V. Agora, vamos para a próxima parte sobre os instrumentos presentes na roda de capoeira. A opção correta que apresenta somente instrumentos da roda de capoeira é: Berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, caxixi, pandeiro e chocalho. Para a parte sobre os estilos musicais da capoeira, vamos analisar as definições: a) Ladainha - Ela tem por característica um ritmo mais lento, gingado, marcado pelo atabaque e pelo berimbau. b) Quadra - É uma cantiga curta, normalmente feita de improviso, que faz apresentação ou identificação. c) Corrido - É um ritmo mais acelerado, que se caracteriza pela junção do verso do cantador com as frases do refrão repetido pelo coro. d) Chula - É um ritmo composto por uma estrofe curta de apenas quatro versos simples, terminando em coro. A ordem correta de preenchimento é: A - D - B - C. Agora, sobre a história do judô, a afirmação correta é: Surgiu como variação do ju-jutsu, mas seguiu por um caminho filosófico muito diferente deste. Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

As respostas para o questionário são: 1. V - F - F - F - V. 2. Berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, caxixi, pandeiro e chocalho. 3. A - D - B - C. Espero ter ajudado!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina