Buscar

História da Arte Brasileira - Turma_001 AS – Unidade I AS – Unidade I 4 DE 4 QUESTÕES RESTANTES Conteúdo do teste Pergunta 1 0,16 PontosA antropó...

História da Arte Brasileira - Turma_001

AS – Unidade I

AS – Unidade I


4 DE 4 QUESTÕES RESTANTES

Conteúdo do teste


Pergunta 1

  1. 0,16
  2. Pontos
  3. A antropóloga Niède Guidon, deu este depoimento sobre a presença do homem na América:

  4. O que as pessoas chamam de teoria vigente sobre a presença do homem na América é uma tese dos anos 1950. De lá para cá, surgiram novas descobertas aqui, no México, no Chile e em outros lugares do continente. As pesquisas desenvolvidas na serra da Capivara estão dentro de um novo contexto. Os dentes que achamos são os restos humanos mais antigos já encontrados na América. Sei da importância desse achado. Mas vejo com naturalidade, porque está dentro de um processo e é resultado de um trabalho de muitos anos, que ainda deve render muitas outras descobertas importantes. (Revista Superinteressante, 2002)

  5. Esta afirmação deixa claro que:
  6. a teoria vigente sobre a povoação da América foi corroborada pelas descobertas arqueológicas na serra da Capivara.
  7. as teorias sobre a presença do homem na América, datadas dos anos 1950, são equivocadas.
  8. as pesquisas desenvolvidas na serra da Capivara abrem possibilidades para novas teorias acerca das datações do homem americano, dentro de um processo de trabalho que busca mais evidências.
  9. a datação da presença do homem no continente americano foi determinada por descobertas em sítios arqueológicos no México, no Chile e no Brasil, desde os anos 1950.
  10. as grandes descobertas na serra da Capivara aconteceram na década de 1950 e foram determinantes para a teoria vigente sobre a presença do homem na América.

Pergunta 2

  1. 0,16
  2. Pontos
  3. Observe as afirmações sobre os vestígios rupestres brasileiros:

  4. I. A moderna arqueologia consegue interpretar com exatidão os significados das representações, das narrativas, símbolos gráficos , estilizações zoomorfas ou antropomorfas. Historiadores, arqueólogos e antropólogos utilizam essas informações imagéticas para analisar os grupos étnicos que realizaram os registros.

  5. II. Há milhares de sítios arqueológicos em território brasileiro com pinturas de tradições predominantes de imagens – as reconhecíveis figuras humanas, animais e plantas e os grafismos puros, abstrações de difícil interpretação.

  6. III. As itaquatiaras (pedra riscada em Tupi) são grandes paredões que servem de suporte para baixos relevos chamados gravuras.

  7. Assinale a única alternativa plenamente correta:
  8. afirmação I.
  9. afirmação III.
  10. afirmações II e III.
  11. afirmação II.
  12. afirmações I e II.

Pergunta 3

  1. 0,16
  2. Pontos
  3. As figuras femininas também podem ser vistas em magníficos vasos cerimoniais _________________ da cultura Tapajós (que habitaram a foz do rio Tapajós, no rio Amazonas). De extraordinária complexidade, têm figuras femininas que substituem pequenas colunas que sustentam a parte superior do vaso.

  4. Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna:
  5. do tipo muiraquitãs
  6. em metal nobre
  7. com desenhos zoomorfos
  8. do tipo cariátides
  9. com decorações geométricas

Pergunta 4

  1. 0,16
  2. Pontos
  3. Sobre a cultura amazônica pré-cabralina, NÃO É CORRETO afirmar que:

  4. Os muiraquitãs são peças votivas cerimoniais em forma de animal ou inseto – sendo os mais comuns em forma de rã. Normalmente, são confeccionados em pedra.
  5. A maestria da modelagem, a criatividade e expressividade formal e cromática, o apuro técnico da pintura, gravação e relevo faz da marajoara uma das mais sofisticadas cerâmicas produzidas na América.
  6. Podemos perceber semelhanças entre certas decorações das cerâmicas, das pinturas e das gravuras que reforçam possíveis relações entre a cerâmica cerimonial e a arte rupestre amazônica no Pará.
  7. A cultura marajoara eternizou-se na região amazônica através do comércio das peças arqueológicas encontradas fácil e profusamente pela população ribeirinha, que garante o sustento dessa população e a divulgação da arte pré-cabralina amazônica.
  8. A partir da análise dos objetos cerâmicos produzidos por grupos étnicos que habitaram a região amazônica, pôde-se dividi-los arqueologicamente em cinco fases, sendo a marajoara a quarta na sequência de habitação dos povos da Ilha de Marajó – e chega ao fim no século XIV, antes da chegada dos portugueses.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pergunta 1: A afirmação deixa claro que as pesquisas desenvolvidas na serra da Capivara abrem possibilidades para novas teorias acerca das datações do homem americano, dentro de um processo de trabalho que busca mais evidências. Pergunta 2: A única alternativa plenamente correta é afirmação I. Pergunta 3: As figuras femininas também podem ser vistas em magníficos vasos cerimoniais do tipo cariátides da cultura Tapajós (que habitaram a foz do rio Tapajós, no rio Amazonas). Pergunta 4: A cultura marajoara eternizou-se na região amazônica através do comércio das peças arqueológicas encontradas fácil e profusamente pela população ribeirinha, que garante o sustento dessa população e a divulgação da arte pré-cabralina amazônica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais