Buscar

Segundo Carvalho-Freitas & Marques (2007), as concepções de deficiência são modos de pensamento sobre a deficiência, os quais se estruturam a parti...

Segundo Carvalho-Freitas & Marques (2007), as concepções de deficiência são modos de pensamento sobre a deficiência, os quais se estruturam a partir de matrizes de interpretação predominantes que contribuem para o aparecimento de ações sociais mais ou menos regulares, bem como abrem maiores ou menores possibilidades de inserção social para a pessoa com deficiência.


Cada matriz de interpretação foi definida pelos autores em função das modalidades predominantes de pensamento que organizam a atividade social, reconhecendo, qualificando e desenvolvendo ações sociais específicas e favorecendo ou interditando a inserção social das pessoas com deficiência.


Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações sobre cada matriz de interpretação e sua definição:


Coluna A:


I. O desenvolvimento da medicina, nesse período, produz um deslocamento na concepção de deficiência que transmuta de seus diversos sentidos espirituais – possessão demoníaca, castigo divino ou manifestação das obras de Deus – para uma manifestação da doença e, portanto, aos médicos cabe o diagnóstico, prognóstico e tratamento da deficiência, normalmente em instituições destinadas a Esse fim (PESSOTI, 1984).


II. A concepção de homem necessária à organização de uma sociedade guerreira, agrícola e preocupada com a defesa e subsistência da organização social que aspirava ao homem “belo e bom”, valorizava a beleza, o vigor e a capacidade física.


III. Numa concepção diversa do Antigo Testamento, que trata os infortúnios em geral como uma manifestação dos castigos divinos, o Novo Testamento trata as deficiências também como uma possibilidade de manifestação das obras de Deus. Segundo Bianchetti (1998), as pessoas com deficiência passam a ser consideradas como “[...] instrumentos de Deus para alertar os homens, para agraciar as pessoas com a possibilidade de fazerem caridade” (p. 11).


IV. Essa matriz de interpretação tem se configurado, na atualidade, como uma decorrência do que Alves e Galeão-Silva (2004) identificaram e que consiste no deslocamento da questão da diversidade como problema social para se transformar em um problema técnico a ser gerenciado como um recurso dentro das organizações de trabalho, o que se denomina por gestão da diversidade.


V. São criadas, no mundo inteiro, instituições especializadas no atendimento das deficiências e implantados programas de reabilitação. Organizações intergovernamentais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), passam a apoiar a equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência e a criar um intercâmbio de conhecimentos sobre a deficiência.


Coluna B:


1. Modelo da Subsistência/Sobrevivência


2. Modelo da Deficiência como Fenômeno Espiritual


3. Modelo da Normalidade


4. Modelo da Inclusão Social


5. Modelo da Técnica


A sequência CORRETA dessa associação é:



I-2; II-1; III-5; IV-4; V-3.



I-1; II-3; III-4; IV-5; V-2.



I-3; II-1; III-2; IV-5; V-4.



I-4; II-1; III-2; IV-5; V-1



I-3; II-5; III-2; IV-1; V-4.



Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: I-3; II-1; III-2; IV-5; V-4.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina