Buscar

Existem poucas ocasiões onde o aleitamento materno é totalmente contraindicado, o que inclui as situações em que o risco de transmissão é real e/ou...

Existem poucas ocasiões onde o aleitamento materno é totalmente contraindicado, o que inclui as situações em que o risco de transmissão é real e/ou prejudica a saúde do bebê. Essas condições podem variar de acordo com a condição materna (infeciosa ou não), tipo de medicação utilizada etc. Imagine que você recebeu uma paciente que deu a luz há poucas semanas e que se queixa de mal estar generalizado. Ela informa que ainda está amamentando e que o médico que o examinou pediu que suspendesse a amamentação enquanto não houvesse confirmação do diagnostico,pois havia suspeita de que poderiam vir a prejudicar o bebe. Partindo deste contexto, quais situações impossibilitariam o aleitamento materno? A lactação, em cada um dos casos, é realmente contraindicada? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Algumas situações que impossibilitariam o aleitamento materno são: 1. Infecções maternas graves, como HIV, hepatite B e C, sífilis e tuberculose ativa, que podem ser transmitidas para o bebê através do leite materno. Nesses casos, a lactação é contraindicada para evitar a transmissão dessas doenças. 2. Uso de medicamentos que podem ser prejudiciais ao bebê, como alguns antibióticos, quimioterápicos e drogas ilícitas. Nesses casos, a lactação pode ser temporariamente suspensa ou o médico pode recomendar a interrupção do uso do medicamento. 3. Uso de drogas lícitas que podem afetar a produção de leite, como alguns antidepressivos e anticoncepcionais. Nesses casos, o médico pode recomendar a suspensão da amamentação ou a troca do medicamento. É importante ressaltar que a suspensão da amamentação deve ser feita apenas em casos extremos e sempre com orientação médica. Em muitos casos, é possível continuar amamentando mesmo com algumas dessas condições, desde que sejam tomados os cuidados necessários para evitar a transmissão de doenças ou a exposição do bebê a medicamentos prejudiciais.

0
Dislike0
User badge image

lLAUDENICE PEREIRA LIO TEIXEIRA

Padrão de resposta esperado

Condições maternas infecciosas que contra-indicam temporariamente o aleitamento materno:

– Infecção materna por citomegalovírus (CMV) em prematuros <32 semanas. O uso de leite materno cru é contraindicado para crianças prematuras ou imunodeficientes por qualquer causa.

– Infecção materna pelos vírus herpes simples ou herpes zoster nos casos de lesão da mama.

– Infecção materna pelo vírus da varicela quando lesões surgem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto. – Infecção materna pelo vírus da hepatite C (HCV) quando há fissura na mama ou carga viral elevada.

–A hanseníase é uma enfermidade transmissível após o contato prolongado da criança com a mãe. Entretanto, assim que o tratamento é iniciado, a mãe poderá voltar a amamentar o seu filho sem o risco de transmissão. Justamente por isso, o tratamento deverá iniciar o mais precocemente possível.

– Tripanosoma cruzi (Doença de Chagas) na fase aguda ou se houver sangramento no mamilo na fase crônica.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais