Buscar

Segundo Zochio (2016), as cifras de fluxo criptografam bit a bit, o que as torna bem mais rápidas do que as criptografias convencionais byte a byte...

Segundo Zochio (2016), as cifras de fluxo criptografam bit a bit, o que as torna bem mais rápidas do que as criptografias convencionais byte a byte. Elas geram uma sequência de bits que será usada como chave, conhecida como keystream, composta pela chave inicial e pelo vetor de início (IV), normalmente gerado de modo aleatório.

A cifra ocorre pela combinação do texto plano com a keystream por meio de operações XOR. O IV também serve de obstáculo à aplicação do ataque demonstrado há pouco contra cifras de fluxo. Porém, a regra de não usar a mesma senha para vários arquivos cifrados vale também com o uso de IV, pois há técnicas de criptoanálise que conseguem burlar essa estratégia.

A figura a seguir mostra um exemplo de algoritmo de criptografia usando cifra de fluxo, o RC4, desenvolvido por Ronald Rivest:

Vetor de inicialização
Texto cifrado
RC4++
+
Chave secreta
Mensagem Hash

Figura 44 – Algoritmo RC4



Gerador Gerador
K K

Chave contínua Chave contínua

Texto em claro Texto em claroCriptograma

Keytream

Figura 43 – Cifra de fluxo

Por exemplo: duas mensagens, A e B, têm o mesmo tamanho e foram cifradas com a mesma chave, K. A cifra de fluxo produz um fluxo de bits C (K) com o mesmo tamanho das mensagens. A versão cifrada das mensagens será:

69

E(A) = A C

E(B) = B C

em que o XOR é executado bit a bit.

Um atacante intercepta as mensagens E(A) e E(B). Ele pode facilmente obter: E(A) E(B)

No entanto, o XOR é comutativo e tem como propriedade que X X = O (autoinverso), logo:

E(A) E(B) = (A C) (B C) = A B C C = A B

Se uma mensagem for mais longa que a outra, o atacante trunca a maior delas, reduzindo-a ao tamanho da menor, e o seu ataque revelará a porção da mensagem truncada. Ou seja, se alguém intercepta duas mensagens cifradas pela mesma chave, pode recuperar A B.

Mesmo que nenhuma das mensagens seja conhecida, desde que se saiba que ambas estão em linguagem natural, essa cifra pode muitas vezes ser quebrada através de métodos de análise relativamente simples. Além disso, se alguma mensagem em claro, A ou B, for acidentalmente comprometida todo o processo estará arruinado.

De acordo com o texto, qual é a principal característica das cifras de fluxo?

As cifras de fluxo criptografam bit a bit, o que as torna bem mais rápidas do que as criptografias convencionais byte a byte.
Elas geram uma sequência de bits que será usada como chave, conhecida como keystream, composta pela chave inicial e pelo vetor de início (IV), normalmente gerado de modo aleatório.
A cifra ocorre pela combinação do texto plano com a keystream por meio de operações AND.
O IV serve de obstáculo à aplicação do ataque demonstrado há pouco contra cifras de fluxo.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

LIVRO-TEXTO II
46 pág.

Segurança da Informação e Criptografia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal característica das cifras de fluxo, segundo o texto, é que elas criptografam bit a bit, o que as torna bem mais rápidas do que as criptografias convencionais byte a byte. Portanto, a alternativa correta é a letra A: "Apenas a afirmativa I está correta".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados