Buscar

1.3 Conceito de Constituição Na concepção de Niklas Luhmann, a constituição é um acoplamento estrutural entre o direito e a política, considerada c...

1.3 Conceito de Constituição
Na concepção de Niklas Luhmann, a constituição é um acoplamento estrutural entre o direito e a política, considerada como a lei máxima da sociedade. Portanto, o que viabiliza a conexão entre o direito e a política, como ciência da organização, administração e estruturação das vontades populares nos Estados Democráticos, é a constituição.12
Cal Schmitt define a Constituição no Sentido Político e afirma que ela é “uma decisão política fundamental do povo”14. A posição decisionista é apontada por Schmitt, pois entende a constituição como um reflexo das escolhas, decisões, tomadas para a gestão do Estado. O ponto de encontro entre as duas teorias é o entendimento de Schmitt de que a constituição também não é só uma lei escrita em uma folha de papel. Diante dessa preocupação, Schmitt divide sua classificação da constituição em duas partes: a “constituição” e as “leis constitucionais”. A Constituição” trata somente de normas que são essenciais, no âmbito constitucional, para a proteção das decisões políticas do Estado. As “leis constitucionais” são as demais normas presentes no texto constitucional, mas que poderiam estar previstas em matéria infraconstitucional. Na teoria de Carl Schmitt, “constituição” é fundamento de existência política do Estado, ao passo que “lei constitucional” é escolha de se defender regras no texto constitucional15.
A mais importante concepção de constituição é a Constituição no Sentido Jurídico. Nessa concepção, Hans Kelsen afirma que a constituição é a lei mais importante de todo ordenamento jurídico. Diante dessa afirmativa, ele conclui que o ordenamento jurídico é um sistema hierárquico de normas, no qual a norma principal é a constituição. Kelsen representa o ordenamento jurídico de forma piramidal, colocando no topo da pirâmide a constituição, como norma que valida a existência de todo o ordenamento jurídico brasileiro16.

Niklas Luhmann define a Constituição como uma lei máxima da sociedade, que viabiliza a conexão entre o direito e a política.
Cal Schmitt divide sua classificação da constituição em duas partes: a “constituição” e as “leis constitucionais”.
Na teoria de Carl Schmitt, “constituição” é fundamento de existência política do Estado, ao passo que “lei constitucional” é escolha de se defender regras no texto constitucional.
Hans Kelsen afirma que a constituição é a lei mais importante de todo ordenamento jurídico, representando o topo da pirâmide do ordenamento jurídico brasileiro.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a concepção de constituição de Hans Kelsen é a de que a constituição é a lei mais importante de todo ordenamento jurídico, sendo a norma principal que valida a existência de todo o ordenamento jurídico brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais