Buscar

1.4 Classificação das Constituições A classificação das constituições pode se dar de diversas formas distintas, dependendo dos critérios utilizados...

1.4 Classificação das Constituições
A classificação das constituições pode se dar de diversas formas distintas, dependendo dos critérios utilizados para distinguir as constituições. Quanto à origem observar-se-á a forma de colocação da constituição no Estado, se será imposta ou democrática. Quanto à forma pode-se classificar as constituições como constituições “escritas” e “não escritas”. Quanto ao modo de elaboração, as constituições poderão ser elaboradas de formas diferentes e em momentos diferentes e esparsos. Quanto à extensão, as constituições podem ser classificadas como constituições “prolixas” ou “analíticas” e “concisas” ou “sintéticas”. Quanto à finalidade, as constituições podem ser classificadas como “constituição garantia” e “constituição dirigente” ou “programática”. Quanto à estabilidade, as constituições podem ser classificadas como “constituições imutáveis”.

As constituições democráticas são elaboradas com a participação do povo que irá ordenar, por meio da democracia direta ou da democracia representativa.
As constituições outorgadas são elaboradas sem a participação popular, impostas pelos governantes ao povo.
As constituições escritas são aquelas materializadas em um documento escrito a fim de se buscar instrumentalizar e garantir a obediência de suas determinações.
As constituições não escritas são codificadas e, portanto, se materializam de forma específica como constituição.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A classificação das constituições pode ser feita de diversas formas distintas, dependendo dos critérios utilizados para distinguir as constituições. Quanto à origem, pode-se observar a forma de colocação da constituição no Estado, se será imposta ou democrática. Quanto à forma, pode-se classificar as constituições como constituições "escritas" e "não escritas". Quanto ao modo de elaboração, as constituições poderão ser elaboradas de formas diferentes e em momentos diferentes e esparsos. Quanto à extensão, as constituições podem ser classificadas como constituições "prolixas" ou "analíticas" e "concisas" ou "sintéticas". Quanto à finalidade, as constituições podem ser classificadas como "constituição garantia" e "constituição dirigente" ou "programática". Quanto à estabilidade, as constituições podem ser classificadas como "constituições imutáveis". As constituições democráticas são elaboradas com a participação do povo que irá ordenar, por meio da democracia direta ou da democracia representativa. As constituições outorgadas são elaboradas sem a participação popular, impostas pelos governantes ao povo. As constituições escritas são aquelas materializadas em um documento escrito a fim de se buscar instrumentalizar e garantir a obediência de suas determinações. As constituições não escritas são codificadas e, portanto, se materializam de forma específica como constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais