Buscar

6.1. INTRODUÇÃO Como visto, a reincidência é uma agravante genérica que incide na segunda fase de aplicação da pena (lembrar que na segunda fase de...

6.1. INTRODUÇÃO
Como visto, a reincidência é uma agravante genérica que incide na segunda fase de aplicação da pena (lembrar que na segunda fase deve respeitar os limites legais).
A pena possui uma dupla finalidade (prevenção e retribuição) ou uma tripla finalidade (retribuição, prevenção geral e prevenção especial). Na retribuição busca-se “castigar” o agente, ou seja, retribui-se o mal causado (crime) com outro mal (aplicação da pena).
Quando o agente reincide, portanto, percebe-se que a retribuição falhou, já que mesmo sendo “castigado” voltou a praticar um novo delito. Igualmente, a pena falhou no seu papel de prevenção especial (negativa: visa evitar a reincidência e positiva: visa ressocializar) e na prevenção geral (visa intimidar a sociedade). É evidente que a reincidência mostra a falha da pena em cumprir a sua finalidade, tanto em relação à retribuição quanto à prevenção geral e especial.
Desta forma, é possível afirmar que a reincidência se fundamenta em uma maior aplicação de pena (recrudescimento da pena), a fim de se buscar as finalidades da pena.
Indaga-se: a reincidência é manifestação do direito penal do autor? Caracteriza bis in idem? O direito penal do autor rotula, estereotípica determinada categoria de pessoas. De acordo com o STF, a reincidência não caracteriza direito penal do autor, pois desponta como agravante genérica porque o agente praticou um novo fato e não porque possui uma condenação anterior. Além disso, não caracteriza bis in idem, uma vez que o réu não está sendo punido duas vezes pelo mesmo crime.
Relevante, ainda, destacar a situação peculiar da sentença estrangeira que irá caracterizar reincidência no Brasil, mas não precisa ser homologada pelo STJ, basta a prova de sua existência. Nesse sentido, o art. 9º do CP:
A reincidência é uma agravante genérica que incide na segunda fase de aplicação da pena.
A reincidência caracteriza o direito penal do autor e configura bis in idem.
A reincidência mostra a falha da pena em cumprir suas finalidades de retribuição, prevenção geral e especial.
A sentença estrangeira que caracteriza reincidência no Brasil precisa ser homologada pelo STJ.
I - Verdadeira.
II - Falsa.
III - Verdadeira.
IV - Falsa.
a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

CS 2022 - Direito Penal Geral
442 pág.

Direito Penal I Instituto de Ensino e Pesquisa ObjetivoInstituto de Ensino e Pesquisa Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III estão corretas. A reincidência é uma agravante genérica que incide na segunda fase de aplicação da pena e mostra a falha da pena em cumprir suas finalidades de retribuição, prevenção geral e especial. Além disso, a sentença estrangeira que caracteriza reincidência no Brasil não precisa ser homologada pelo STJ, basta a prova de sua existência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais