Buscar

Leia os textos a seguir. TEXTO 1 Disponível em: arionaurocartuns.com.br/search/label/desigualdade. Acesso em 3 fev. 2020. TEXTO 2 Ao lo...

Leia os textos a seguir.

TEXTO 1



Disponível em: arionaurocartuns.com.br/search/label/desigualdade. Acesso em 3 fev. 2020.

TEXTO 2

Ao longo de sua trajetória histórico-profissional, o Serviço Social vincula-se à vertente teórica e crítica de Karl Marx na busca de novas posturas e caminhos possíveis para a construção de uma identidade própria. Gradativamente, a teoria social marxiana, que propõe analisar a realidade social para além da sua mera aparência a partir do materialismo histórico e dialético, é incorporada pelo fazer profissional do/a assistente social no sentido de ampliar sua análise investigativa da realidade, proporcionando a sua transformação. Sabe-se que o tradicionalismo ou conservadorismo do Serviço Social colocava um véu sobre a dimensão política de sua ação profissional numa certa assepsia ideológica. Coube ao movimento de reconceituação “clarear” essa dimensão, lançando as bases para uma nova interlocução do Serviço Social com as ciências sociais e com a tradição marxista, trazendo a recusa e crítica dos/as assistentes sociais em situarem-se como agentes técnicos meramente executivos.

Adotando como perspectiva teórica o materialismo histórico-dialético, como o assistente social analisaria a situação demonstrada no texto 1?

Adotando como perspectiva teórica o materialismo histórico-dialético, como o assistente social analisaria a situação demonstrada no texto 1?
A) Considerando a situação socioeconômica da família como decorrente de necessidades individuais e imediatas que devem ser supridas, o que compõe o foco de atuação do assistente social.
B) Realizando o recorte da situação que a família vivencia, considerando as vulnerabilidades ali presentes como decorrência de ciclos familiares negligenciados e passíveis de transformação por meio de intervenções pontuais.
C) Compreendendo a situação a partir da leitura da sociedade capitalista, em sua totalidade, considerando o tempo histórico e a atual conjuntura que envolve as vulnerabilidades vivenciadas pela família.
D) Partindo do pressuposto de que a família apresentada na imagem merece estar nessa situação, visto que não se esforçou suficientemente para ter melhores condições de moradia.
E) Considerando o contexto macrossocial que a economia capitalista vivencia, em que os elevados índices de desemprego não permite que a família conquiste uma melhor situação de renda e moradia.

Essa pergunta também está no material:

AVGs UNISA_2022
750 pág.

Engenharia Civil

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando a perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o assistente social analisaria a situação demonstrada no texto 1 a partir da alternativa C, compreendendo a situação a partir da leitura da sociedade capitalista, em sua totalidade, considerando o tempo histórico e a atual conjuntura que envolve as vulnerabilidades vivenciadas pela família. Isso significa que o assistente social não analisaria a situação apenas como um problema individual ou familiar, mas sim como um reflexo das desigualdades sociais e econômicas presentes na sociedade capitalista em que vivemos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina