Buscar

Qual é o propósito do serviço social? Por que falar da institucionalização do serviço social no Brasil? Essas devem ser as primeiras questões que s...

Qual é o propósito do serviço social? Por que falar da institucionalização do serviço social no Brasil? Essas devem ser as primeiras questões que surgem ao adentrarmos o universo deste livro‑texto.

O serviço social surgiu no Brasil na década de 1930, por iniciativa da Igreja Católica, como estratégia de qualificação do laicato da Igreja Católica.
A institucionalização do serviço social no Brasil se deu em um momento peculiar, quando se exigem respostas a demandas colocadas pela classe trabalhadora emergente.
A intervenção profissional do assistente social estava dirigida, sobretudo, às situações de “pobreza” e aos “pobres ou desajustados”.
A intervenção do serviço social se realizava preferencialmente no âmbito individual, trabalhando sobre as “características individuais” dos sujeitos que apresentavam algum tipo de “desajuste social”.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Livro-Texto - Unidade I SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL RECONCEITUAÇÃO
33 pág.

Serviço Social: Surgimento e Institucionalização no Brasil Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas. A primeira afirmativa está incorreta, pois o serviço social não surgiu no Brasil por iniciativa da Igreja Católica, mas sim por influência do pensamento europeu e norte-americano. A segunda afirmativa está correta, pois a institucionalização do serviço social no Brasil ocorreu em um momento em que a classe trabalhadora emergente demandava respostas para suas necessidades. A terceira afirmativa está incorreta, pois a intervenção profissional do assistente social não estava dirigida apenas às situações de "pobreza" e aos "pobres ou desajustados", mas também a outras questões sociais. A quarta afirmativa está correta, pois a intervenção do serviço social se realizava preferencialmente no âmbito individual, trabalhando sobre as "características individuais" dos sujeitos que apresentavam algum tipo de "desajuste social".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais