Buscar

Muitos já ouviram, pelo menos uma vez, a palavra derivativo no que diz respeito ao mercado financeiro. De acordo com a própria palavra, derivativo ...

Muitos já ouviram, pelo menos uma vez, a palavra derivativo no que diz respeito ao mercado financeiro. De acordo com a própria palavra, derivativo se relaciona a derivação, ou seja, é algo derivado de outra coisa. São instrumentos financeiros utilizados para proteger os preços dos produtos que podem sofrer grandes oscilações.

Para deixar mais claro, usaremos um exemplo prático. O senhor José, produtor, plantou sua soja e, depois de todo o ciclo, a colheu e contatou uma cooperativa para negociar o preço da saca. Após fechar negócio, o senhor José entrega a soja para a cooperativa e recebe o pagamento acordado. O derivativo é quase a mesma coisa, porém ocorre em um ambiente virtual.

Ainda usando o senhor José como exemplo, suponhamos que ele tenha plantado a soja, mas ainda não a colheu, porém tem acompanhado informações de mercado e de safra mostrando que o Brasil terá a maior safra da história e vai ter soja a rodo disponível para os compradores, podendo fazer com que o preço fique muito baixo. Nessa situação, o senhor José se preocupa, porque os preços baixos podem fazer com que ele tenha prejuízo e não consiga cobrir os custos que teve para produzir a soja. Porém, o senhor José já assistiu palestras, estudou por conta própria, e sabe que existe uma maneira de garantir o preço de venda da sua soja antes de negociar o produto físico. Para isso, o senhor José vende um contrato de derivativo agrícola na Bolsa de Mercadorias ou então fecha um contrato para entrega futura com uma Trading. Esse contrato terá a data em que o senhor José entregará a quantidade de soja acordada, a qualidade especificada, e o valor por saca de soja concordado com a Trading. O senhor José ainda pode receber esse valor antecipadamente no momento em que assina o contrato de compra e venda ou não.

A trava de preço que foi feita pelo senhor José é uma operação financeira que se chama hedge e, para fazer esse hedge, o senhor José precisa saber que estará usando derivativos agrícolas para garantir que a negociação aconteça.

Nos mercados de derivativos agrícolas há três participantes, cada um com as suas características e funções no mercado.

 

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos participantes contidos na Coluna À com suas respectivas características, apresentadas na Coluna B.

 

Coluna AColuna BI. Hedge1. Responsáveis por atuar nos mercados que tenham diferenças nos preços.II. Especuladores2. Responsáveis por tomar para si os riscos de preços.III. Arbitradores3. Responsáveis pela proteção dos agentes do mercado físico.

 

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Selecione uma alternativa:

a)

I-2; II-3; III-1.

b)

I-1; II-2; III-3.

c)

I-3; II-2; III-1.

d)

I-3; I-1; III-2.

e)

I-1; II-3; III-2.