Buscar

Note que a estratégia mudou e se adaptou com o tempo. Hoje a Alpargatas continua com as Havaianas à venda no Brasil e no exterior com estratégias d...

Note que a estratégia mudou e se adaptou com o tempo. Hoje a Alpargatas continua com as Havaianas à venda no Brasil e no exterior com estratégias distintas e bem-sucedidas. o. Cada unidade de negócio deve adotar a mais adequada para que haja sinergia e complementariedade nos objetivos organizacionais. Assim, organizações podem ter unidades de negócio com estratégias de crescimento simultaneamente com outras adotando estratégias de retração ou estabilidade, balanceando os investimentos e maximizando os resultados gerais.
5.1.1 Estratégia de crescimento
Adotada quando a unidade de negócio tem acesso a recursos suficientes para aumentar o volume de operações com benefícios superiores aos custos envolvidos. É o caso de mercados em fase de crescimento ou de concorrentes em situação vulnerável que não vão reagir à tomada de participação de mercado.
Lembre-se que o início da discussão acadêmica sobre estratégia por Ansoff, na década de 1960, foi delimitada para estratégias de crescimento.
Desde Ansoff, a teoria evoluiu e se desdobrou, mostrando que há várias maneiras específicas de crescer. Wright, Kroll e Parnell (2000) desdobram essa estratégia em diversos tipos: interno; integração horizontal; diversificação horizontal relacionada; diversificação horizontal não relacionada; integração vertical; fusões; e alianças estratégicas.
• Interno: aumento de produção e vendas através da ampliação da força de trabalho. Ou seja, aumento da produtividade comercial e produtiva. Também chamado de crescimento orgânico.
• Integração horizontal: aquisição/fusão/criação de empresas que atuam no mesmo mercado. O crescimento se dá em vista da ampliação da capacidade produtiva/operacional. Nem sempre é comprar a empresa inteira, podendo se comprar só partes produtivas ou comerciais. Por exemplo, em 2008 o Banco Itaú comprou o Unibanco, e com isso cresceu tanto a base de clientes quanto a de agências. Claro que isso gerou sobreposição (agências bancárias muito próximas entre si), o que naturalmente levou a ajustes da rede através do fechamento de agências excedentes, demissão de funcionários em funções redundantes e transferência de clientes para outra agência. Naturalmente, uma percentagem de clientes não aceita e abandona a marca, mas uma percentagem maior permanece. Isso gera crescimento do faturamento pela sinergia comercial das duas operações fundidas numa só, sem contar os ganhos de sinergia operacional da retaguarda, fazendo crescer a rentabilidade. Pense na grande quantidade de fusões e aquisições de empresas nos últimos anos. Muitas delas são do mesmo ramo. O mercado farmacêutico faz isso com frequência.
Quais são os tipos de estratégias de crescimento segundo Wright, Kroll e Parnell (2000)?
A estratégia de crescimento é adotada quando a unidade de negócio tem acesso a recursos suficientes para aumentar o volume de operações com benefícios superiores aos custos envolvidos.
A estratégia de crescimento interno é caracterizada pelo aumento de produção e vendas através da ampliação da força de trabalho.
A estratégia de crescimento por integração horizontal consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam no mesmo mercado.
A estratégia de crescimento por diversificação horizontal relacionada consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam em mercados diferentes, mas que possuem alguma relação com o mercado atual da empresa.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Estratégias da Havaianas
43 pág.

Administração Estratégica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas. As estratégias de crescimento segundo Wright, Kroll e Parnell (2000) são: interno; integração horizontal; diversificação horizontal relacionada; diversificação horizontal não relacionada; integração vertical; fusões; e alianças estratégicas. A estratégia de crescimento interno é caracterizada pelo aumento de produção e vendas através da ampliação da força de trabalho. A estratégia de crescimento por integração horizontal consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam no mesmo mercado. A estratégia de crescimento por diversificação horizontal relacionada consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam em mercados diferentes, mas que possuem alguma relação com o mercado atual da empresa. E a estratégia de crescimento por diversificação horizontal não relacionada consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam em mercados diferentes e sem relação com o mercado atual da empresa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais