Buscar

Valdir e Júlio combinaram praticar um crime de furto, assim ficando definida a divisão de tarefas entre ambos: Valdir entraria na residência de seu...

Valdir e Júlio combinaram praticar um crime de furto, assim ficando definida a divisão de tarefas entre ambos: Valdir entraria na residência de seu ex-patrão Cláudio, pois este estava viajando de férias e, portanto, a casa estaria vazia; Júlio aguardaria dentro do carro, dando cobertura à empreitada delitiva. No dia e local combinados, Valdir entrou desarmado na casa e Júlio ficou no carro. Entretanto, sem que eles tivessem conhecimento, dentro da residência estava um agente de segurança contratado por Cláudio. Ao se deparar com o segurança, Valdir constatou que ele estava cochilando em uma cadeira, com uma arma de fogo em seu colo. Valdir então pegou a arma de fogo, anunciou o assalto e, em face da resistência do segurança, findou por atirar em sua direção, lesionando-o gravemente. Depois disso, subtraiu todos os bens que guarneciam a residência. Nessa situação, deve-se aplicar a Júlio a pena do crime de furto, uma vez que o resultado mais grave não foi previsível.

A questão procura deixar bem claro que Júlio não tinha como saber que acabaria ocorrendo um roubo, eis que os donos da casa estavam viajando e seu comparsa entrou DESARMADO na casa.
Assim, não tendo sido previsível o crime mais grave (roubo), aplica-se ao comparsa que não o cometeu, a pena do crime menos grave (furto), em razão do art. 29, §2° do CP:
§ 2º - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA.

Essa pergunta também está no material:

Concurso de Pessoas no Direito Penal
55 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Não há uma pergunta clara na sua questão, mas a afirmação apresentada está correta. De acordo com o artigo 29, §2º do Código Penal, se um dos participantes de um crime mais grave não tinha conhecimento ou não previu o resultado mais grave, ele pode ser condenado pelo crime menos grave. Nesse caso, Júlio não tinha conhecimento do roubo e, portanto, pode ser condenado apenas pelo crime de furto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando