Buscar

Sobre a Reforma Protestante e a Contra-Reforma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: Verdadeiro: A Reforma Protestante ...

Sobre a Reforma Protestante e a Contra-Reforma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Verdadeiro: A Reforma Protestante e a Contra-Reforma foram movimentos religiosos importantes na Europa Moderna.
Verdadeiro: A Reforma Protestante iniciou-se a partir da ruptura de Martinho Lutero, monge agostiniano, com a hierarquia da Igreja Romana, apoiada por parte significativa dos príncipes alemães.
Verdadeiro: A Reforma Anglicana está associada à afirmação do absolutismo inglês, mantendo boa parte da liturgia original do catolicismo romano, mas atribuindo à Coroa a chefia da Igreja.
Verdadeiro: A Reforma Calvinista deu origem a duas importantes correntes protestantes conhecidas por puritanismo, na Inglaterra, e huguenote, na França. Ambas perseguidas pelas respectivas monarquias, por não seguirem a religião oficial de seus Estados.
Verdadeiro: A Contra-Reforma deu-se em resposta às mudanças ocorridas na sociedade, resultante da ruptura dos protestantes, tendo-se estruturado a partir do Concílio de Trento (1545) e se apoiado nas monarquias católicas, como a França, a Espanha e Portugal.
a) I, II e III estão corretas.
b) I, III e IV estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, III e IV estão corretas. A afirmativa II está correta, pois a Reforma Protestante iniciou-se a partir da ruptura de Martinho Lutero com a hierarquia da Igreja Romana, apoiada por parte significativa dos príncipes alemães. A afirmativa V está incorreta, pois a Contra-Reforma não se apoiou nas monarquias católicas, como a França, a Espanha e Portugal, mas sim na Igreja Católica, que buscou reafirmar sua autoridade e combater as ideias protestantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais