Buscar

Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta. I- Com a abolição do tráfico negreiro, os fazendeiros utilizar...

Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.

I- Com a abolição do tráfico negreiro, os fazendeiros utilizaram mão-de-obra livre para o plantio de café. Como forma de pagamento, os trabalhadores poderiam usar as terras do senhor para a produção de sua subsistência.
II- O comércio interno de escravos agravou a situação econômica do Norte/Nordeste, mas resolveu o problema de mão-de-obra no Sul e Sudeste.
III- Após 1850, com o final do tráfico negreiro, inicia-se a industrialização no Brasil, pois a mão-de-obra negra abundante deixará o campo e irá se empregar nos centros urbanos.
IV- O êxito da cafeicultura brasileira em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo deveu-se à política imigrantista do governo, que autorizou a vinda de grandes levas de imigrantes europeus.
V- Com o estabelecimento da lei de terras em 1850, pessoas de poucos recursos tiveram acesso à terra, com ajuda e apoio dos grandes proprietários brasileiros.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas." A afirmativa I está correta, pois com a abolição do tráfico negreiro, os fazendeiros passaram a utilizar mão-de-obra livre para o plantio de café, e como forma de pagamento, os trabalhadores poderiam usar as terras do senhor para a produção de sua subsistência. A afirmativa II também está correta, pois o comércio interno de escravos agravou a situação econômica do Norte/Nordeste, mas resolveu o problema de mão-de-obra no Sul e Sudeste. Já a afirmativa III está incorreta, pois a mão-de-obra negra não deixou o campo para se empregar nos centros urbanos, mas sim continuou a trabalhar no campo, e a industrialização no Brasil só começou a se desenvolver de fato no final do século XIX. A afirmativa IV está correta, pois o êxito da cafeicultura brasileira em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo deveu-se à política imigrantista do governo, que autorizou a vinda de grandes levas de imigrantes europeus. Por fim, a afirmativa V está incorreta, pois a Lei de Terras de 1850 não facilitou o acesso à terra para pessoas de poucos recursos, mas sim restringiu o acesso à terra, beneficiando os grandes proprietários brasileiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando