Buscar

28. U. E. Ponta Grossa-PR “As construções discursivas do Estado Novo assentaram-se sobre quatro pilares (…): trabalho, pátria, moral e anti-comuni...

28. U. E. Ponta Grossa-PR

“As construções discursivas do Estado Novo assentaram-se sobre quatro pilares (…): trabalho, pátria, moral e anti-comunismo (…). Se o comunismo é a palavra-chave que mobiliza um conjunto de forças que põem em prática um projeto ordenado e amplo, ele representa muito mais do que os membros de um eventual partido. Sob essa rubrica são condenados centenas de inimigos não nomeados, sem rosto, sem lugar, sem tempo e sem espaço (…) O Estado Novo não desejou introjetar no trabalhador a ética do trabalho, pois ela já vinha sendo incorporada e assimilada desde meados do século XIX em torno da abolição da escravidão. O que os anos 30 e 40 efetivamente põem em prática é a despolitização das relações trabalho/capital.”

DUARTE, Adriano L. Cidadania e exclusão.

Sobre o assunto tratado neste texto, assinale o que for correto.

(01) A denominação comunismo foi empregada de forma abrangente no Estado Novo, em referência a todos os que a ele se contrapunham.

(02) O Estado Novo foi responsável pela incorporação da ética do trabalho à sociedade brasileira.

(04) O Estado Novo foi um período de intensa politização, em especial nas relações trabalho/capital.

(08) A propaganda e a repressão aos comunistas foram estratégias da ditadura varguista para a manutenção do poder.

(16) A ética estadonovista definia um conjunto de práticas sociais desvinculadas de questões cotidianas como a vagabundagem, a indisciplina e a traição.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a soma das alternativas (08) e (16), que resulta em 24. Justificativa: - Alternativa (01) está incorreta, pois o texto menciona que a denominação comunismo foi empregada de forma abrangente no Estado Novo, em referência a todos os que a ele se contrapunham, não apenas aos comunistas. - Alternativa (02) está incorreta, pois o texto menciona que a ética do trabalho já vinha sendo incorporada e assimilada desde meados do século XIX em torno da abolição da escravidão, antes do Estado Novo. - Alternativa (04) está incorreta, pois o texto menciona que os anos 30 e 40 efetivamente põem em prática a despolitização das relações trabalho/capital, não uma intensa politização. - Alternativa (08) está correta, pois o texto menciona que a propaganda e a repressão aos comunistas foram estratégias da ditadura varguista para a manutenção do poder. - Alternativa (16) está correta, pois o texto menciona que a ética estadonovista definia um conjunto de práticas sociais desvinculadas de questões cotidianas como a vagabundagem, a indisciplina e a traição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais