Buscar

A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque: a) o Brasil temia a ascensão...

A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque:


a) o Brasil temia a ascensão dos colorados no Uruguai, partido que fazia constante oposição ao Império brasileiro.
b) eram pontos fundamentais para o interesse brasileiro na região a livre navegação e o equilíbrio do poder na bacia platina.
c) o Império Brasileiro apoiava o caudilho argentino Juan Manuel Rosas, defensor intransigente dos interesses federalistas de Corrientes e Entre-Rios.
d) velhas questões de fronteira e apoio aos interesses ingleses e franceses eram sustentados pelos paraguaios contra a hegemonia brasileira.
e) o Brasil incentivava a reconstituição do Vice-Reinado do Prata para manter o equilíbrio político na região.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "eram pontos fundamentais para o interesse brasileiro na região a livre navegação e o equilíbrio do poder na bacia platina." A política externa brasileira na região do Prata no século XIX tinha como objetivo garantir a livre navegação dos rios da região, que eram importantes para o comércio brasileiro, e manter o equilíbrio de poder na região, evitando a ascensão de uma potência hegemônica que pudesse ameaçar os interesses brasileiros.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina