Buscar

A partir do século XV, inspirando-se nos princípios do direito romano, os reis europeus passaram a reivindicar para si, de forma exclusiva, a capac...

A partir do século XV, inspirando-se nos princípios do direito romano, os reis europeus passaram a reivindicar para si, de forma exclusiva, a capacidade de legislar em função de seu poderio real absoluto. Essa tendência, não obstante, tinha um significado mais teórico que prático. Com referência a essas informações, julgue os itens seguintes, colocando (C) para as questões certas e (E) para as erradas.
( ) Desde fins do século XIII, os reis europeus vinham concentrado em suas mãos os poderes de Estado, sob a influência de uma conjugação de fatores, como o desenvolvimento mercantil e as divergências e contradições internas entre os interesses aristocráticos e burgueses.

( ) Os letrados juristas europeus, municiados das doutrinas do direito romano, contribuíram para a formação do poderio real absoluto ao sugerirem aos reis que subtraíssem prerrogativas do direito canônico e costumeiro em proveito da ampliação da autoridade central.

( ) Apesar da sua presença na administração monárquica, inexistiu apoio ideológico de prelados à formação da tese do direito divino da autoridade régia e à concepção de que as deliberações reais se conformavam com os preceitos sagrados.

( ) A principal via de fortalecimento do poder absoluto dos reis construiu-se com o rompimento da vassalidade e da feudalidade engendradas em séculos anteriores ao século XV.

(C) Desde fins do século XIII, os reis europeus vinham concentrado em suas mãos os poderes de Estado, sob a influência de uma conjugação de fatores, como o desenvolvimento mercantil e as divergências e contradições internas entre os interesses aristocráticos e burgueses.
(C) Os letrados juristas europeus, municiados das doutrinas do direito romano, contribuíram para a formação do poderio real absoluto ao sugerirem aos reis que subtraíssem prerrogativas do direito canônico e costumeiro em proveito da ampliação da autoridade central.
(E) Apesar da sua presença na administração monárquica, inexistiu apoio ideológico de prelados à formação da tese do direito divino da autoridade régia e à concepção de que as deliberações reais se conformavam com os preceitos sagrados.
(E) A principal via de fortalecimento do poder absoluto dos reis construiu-se com o rompimento da vassalidade e da feudalidade engendradas em séculos anteriores ao século XV.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: - (C) Desde fins do século XIII, os reis europeus vinham concentrado em suas mãos os poderes de Estado, sob a influência de uma conjugação de fatores, como o desenvolvimento mercantil e as divergências e contradições internas entre os interesses aristocráticos e burgueses. - (C) Os letrados juristas europeus, municiados das doutrinas do direito romano, contribuíram para a formação do poderio real absoluto ao sugerirem aos reis que subtraíssem prerrogativas do direito canônico e costumeiro em proveito da ampliação da autoridade central. - (E) Apesar da sua presença na administração monárquica, inexistiu apoio ideológico de prelados à formação da tese do direito divino da autoridade régia e à concepção de que as deliberações reais se conformavam com os preceitos sagrados. - (E) A principal via de fortalecimento do poder absoluto dos reis construiu-se com o rompimento da vassalidade e da feudalidade engendradas em séculos anteriores ao século XV.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina