Buscar

Alves Branco permitia que embarcações inglesas inspecionassem navios negrei-ros brasileiros, confiscando seus “carregamentos” de cativos, que seria...

Alves Branco permitia que embarcações inglesas inspecionassem navios negrei-ros brasileiros, confiscando seus “carregamentos” de cativos, que seriam devolvidos ao continente africano.

c) a Lei do Ventre Livre representou um avanço na legislação abolicionista, visto que dificultou a reprodução endógena do sistema escravista.

d) a Lei dos Sexagenários beneficiou a maioria da população escrava brasileira, pois os anciãos foram considerados libertos.

e) a Lei Áurea, assinada por Pedro II, extinguiu definitivamente a escravidão no Brasil, resguardando os direitos dos proprietários de cativos, que foram devidamente indeniza-dos pelo Estado.

23. U. Federal de São Carlos-SP

“A questão religiosa iniciada em 1872, considerada um dos fatores da proclamação da Repúbli-ca, opôs os bispos de Olinda e do Pará à monarquia de Pedro II. Confrontado à determinação do Estado brasileiro, o bispo Dom Vital manteve-se intransigente, afirmando que o governo imperial em lugar de “conformar-se com o juízo do Vigário de Jesus Cristo, como cumpria ao governo de um país católico, pretende que, rejeitando este juízo irrefragável, eu reconheça o dele, nesta questão religiosa, e o considere acima do juízo infalível do Romano Pontífice…”

Citado por GERSON, Brasil. O regalismo brasileiro. RJ: Cátedra, 1978, p. 196.

Esta posição do bispo de Olinda, D. Vital Maria de Oliveira, exprime

a) a concepção de que o poder temporal emana de Deus e de que deve ser absoluto.

b) o dogma da infalibilidade do papa e o esforço de romanização do clero brasileiro.

c) a proibição papal de participação dos católicos nas questões políticas e sociais.

d) a noção de que o poder da Igreja é político e de que o papa deve ser obedecido.

e) o dogma segundo o qual a salvação depende dos decretos infalíveis do papa.

HISTÓRIA – O Segundo Reinado no Brasil


Alves Branco permitia que embarcações inglesas inspecionassem navios negreiros brasileiros, confiscando seus “carregamentos” de cativos, que seriam devolvidos ao continente africano.
A Lei do Ventre Livre representou um avanço na legislação abolicionista, visto que dificultou a reprodução endógena do sistema escravista.
A Lei dos Sexagenários beneficiou a maioria da população escrava brasileira, pois os anciãos foram considerados libertos.
A Lei Áurea, assinada por Pedro II, extinguiu definitivamente a escravidão no Brasil, resguardando os direitos dos proprietários de cativos, que foram devidamente indenizados pelo Estado.
A posição do bispo de Olinda, D. Vital Maria de Oliveira, exprime a concepção de que o poder temporal emana de Deus e de que deve ser absoluto.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "A Lei Áurea, assinada por Pedro II, extinguiu definitivamente a escravidão no Brasil, resguardando os direitos dos proprietários de cativos, que foram devidamente indenizados pelo Estado."

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina