Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Zaffaroni (1996) diz que a teoria do delito preocupa-se em explicar o que é o delito e quais são as suas características. Desta forma a teoria do delito é uma das mais importantes para o direito penal, pois ela traçara o caminho a ser verificado para o correto enquadramento da ação praticada pelo autor dentro do conceito de crime.

Sobre o crime culposo É CORRETO afirmar:

Negligência é uma inatividade (forma omissiva), a ausência de precaução, a inércia do agente que, podendo agir para não causar ou evitar o evento danoso, não o faz por preguiça, desleixo ou desatenção.
O crime culposo é aquele em que o agente não tem a intenção de praticar o crime, mas age com imprudência, negligência ou imperícia.
O crime culposo é aquele em que o agente tem a intenção de praticar o crime, mas não consegue realizar a conduta pretendida.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Sobre o crime culposo, a afirmativa correta é que "o crime culposo é aquele em que o agente não tem a intenção de praticar o crime, mas age com imprudência, negligência ou imperícia." Portanto, a opção correta é a segunda. As outras afirmativas estão incorretas: a primeira descreve a negligência, mas não define o crime culposo como um todo, e a terceira se refere ao crime doloso, que é diferente do crime culposo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "O crime culposo é aquele em que o agente não tem a intenção de praticar o crime, mas age com imprudência, negligência ou imperícia."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as assertivas:

I – As normas penais incompletas são aquelas em que apenas a sanção a ser aplicada pela prática da conduta está descrita em outra norma indicada no próprio texto legal e já existente.

II – As normas penais em branco são uma espécie de norma penal incompleta, que pode ser complementada em sentido amplo ou em sentido estrito.

III – As normas penais em branco, dependendo do tipo de complemento, podem ser classificadas em sentido estrito ou sentido amplo.

Assinale a alternativa correta:

I – As normas penais incompletas são aquelas em que apenas a sanção a ser aplicada pela prática da conduta está descrita em outra norma indicada no próprio texto legal e já existente.
II – As normas penais em branco são uma espécie de norma penal incompleta, que pode ser complementada em sentido amplo ou em sentido estrito.
III – As normas penais em branco, dependendo do tipo de complemento, podem ser classificadas em sentido estrito ou sentido amplo.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Nenhuma está correta.

O ordenamento jurídico brasileiro, especialmente o sistema penal expressa em seus comandos normativos quais são as teorias adotadas e aceitas diante a necessidade de sua aplicação, assim, é correto expressar que a aplicação da lei penal.

Assinale a alternativa correta.

O ordenamento jurídico brasileiro expressa em seus comandos normativos quais são as teorias adotadas e aceitas diante a necessidade de sua aplicação.
A aplicação da lei penal é feita de acordo com as teorias adotadas e aceitas pelo ordenamento jurídico brasileiro.
As teorias adotadas e aceitas pelo ordenamento jurídico brasileiro são irrelevantes para a aplicação da lei penal.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que apresenta o conceito do princípio da reserva legal:

Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem prévia cominação legal.
A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.

Considerando-se o estudo apresentado e proposto pela teoria jurídica do direito penal no Brasil, temos dentro dela algumas teorias. Com relação a teoria que trata o dolo e a culpa do delito, é correto afirmar que se está diante da teoria da decisão contrária ao bem jurídico, no campo das teorias volitivas do dolo, quando o agente produz um resultado típico por integrar a realização de seu plano, diferenciando-se de um mero descuido.

Assinale a alternativa que complete o texto base:

Teoria da imputação objetiva.
Teoria finalista da ação.
Teoria da culpabilidade.
Teoria da ubiquidade.
Todas as afirmativas estão incorretas.

De acordo com as exposições sobre a territorialidade e extraterritorialidade da lei penal brasileira, a sentença penal estrangeira pode ter eficácia no Brasil, possibilitando, inclusive, a reparação civil ex delicto. A sua eficácia depende de homologação pelo STJ, desde que haja comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.

Assinale a alternativa correta

A sentença penal estrangeira pode ter eficácia no Brasil, desde que haja homologação pelo STJ e comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.
A sentença penal estrangeira não pode ter eficácia no Brasil, mesmo que haja homologação pelo STJ e comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.
A sentença penal estrangeira pode ter eficácia no Brasil, desde que haja homologação pelo STF e comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.
A sentença penal estrangeira pode ter eficácia no Brasil, desde que haja homologação pelo STJ, independentemente da comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.
A sentença penal estrangeira pode ter eficácia no Brasil, desde que haja homologação pelo STF, independentemente da comprovação da ocorrência do seu trânsito em julgado no país de origem.

Mais conteúdos dessa disciplina