Buscar

Sobre a tentativa, a desistência voluntária e o arrependimento eficaz, é correto afirmar que: A) O Código Penal veda que se comine ao crime tenta...

Sobre a tentativa, a desistência voluntária e o arrependimento eficaz, é correto afirmar que:


A) O Código Penal veda que se comine ao crime tentado a mesma pena cominada ao crime consumado.
B) Na desistência voluntária, o autor impede que o resultado se produza, respondendo pelo crime com pena diminuída típica.
C) No arrependimento eficaz, o autor desiste de prosseguir na execução, respondendo pelo crime tentado.
D) Na hipótese de crime que não se consumou por razão alheia à vontade do agente, será aplicada a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

Essa pergunta também está no material:

1o-SIMULADO-GMP
15 pág.

Direito Penal IV

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Na desistência voluntária, o autor impede que o resultado se produza, respondendo pelo crime com pena diminuída típica. Na tentativa, o agente pratica atos executórios, mas não consegue consumar o crime. A pena para a tentativa é reduzida de um a dois terços em relação ao crime consumado. Na desistência voluntária, o agente desiste de prosseguir na execução do crime, impedindo que o resultado se produza. Nesse caso, a pena é diminuída de um a dois terços, mas o agente ainda responde pelo crime. No arrependimento eficaz, o agente consegue evitar a produção do resultado, mas já praticou atos executórios. Nesse caso, a pena é diminuída de um a dois terços em relação ao crime tentado. A alternativa A está incorreta, pois o Código Penal prevê que a pena para o crime tentado é reduzida em relação ao crime consumado. A alternativa C está incorreta, pois no arrependimento eficaz, o agente consegue evitar a produção do resultado, não respondendo pelo crime tentado. A alternativa D está incorreta, pois a pena para o crime tentado é reduzida em relação ao crime consumado, mesmo que não tenha sido consumado por razões alheias à vontade do agente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais