Logo Passei Direto
Buscar
EXEMPLIFIQUE POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA MOVIMENTAÇÃO DENTÁRIA ORTODÔNTICA.

Reabsorção radicular → Provocada por uma associação de fatores, entre eles: força aplicada, infiltrado tissular e anatomia radicular.
Reabsorção da crista óssea alveolar → Propensão à reabsorção: Retangulares > Romboides > Triangulares.
Recessão gengival → Devido ao limite vestibular das tábuas ósseas contra as quais é realizada a mecânica, tal região é mais propensa a esta condição periodontal em razão de sua espessura reduzida.
Perda da vitalidade pulpar → Dentes previamente traumatizados e com injúrias periodontais.
Influência de fatores sistêmicos → Doenças sistêmicas, distúrbios hormonais e medicamentos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A movimentação dentária ortodôntica pode apresentar alguns efeitos colaterais, tais como: - Reabsorção radicular: pode ser provocada por uma associação de fatores, como a força aplicada, infiltrado tissular e anatomia radicular. - Reabsorção da crista óssea alveolar: há propensão à reabsorção em dentes com formato retangular, seguido por dentes com formato romboidal e triangular. - Recessão gengival: devido ao limite vestibular das tábuas ósseas contra as quais é realizada a mecânica, tal região é mais propensa a esta condição periodontal em razão de sua espessura reduzida. - Perda da vitalidade pulpar: dentes previamente traumatizados e com injúrias periodontais podem apresentar perda da vitalidade pulpar. - Influência de fatores sistêmicos: doenças sistêmicas, distúrbios hormonais e medicamentos podem influenciar na movimentação dentária ortodôntica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

CLASSIFIQUE E CONCEITUE AS MORDIDAS CRUZADAS DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO ANATÔMICA.

As mordidas cruzadas são classificadas em relação à orientação anatômica em: mordidas cruzadas linguais, mordidas cruzadas linguais completas e mordidas cruzadas vestibulares.
A mordida cruzada lingual é mais comumente encontrada e é caracterizada pela aproximação de 2,5 a 5mm dos dentes posteriores superiores em relação à linha média representada pela rafe palatina mediana, o que faz com que a cúspide vestibular dos dentes posteriores superiores ocluam no sulco central dos dentes posteriroes inferiores ou em região próxima.
A mordida cruzada lingual completa é uma situação mais severa, podendo ser representada pelas cúspides vestibulares dos dentes posteriores superiores ocluindo totalmente por lingual em relação aos dentes posteriores inferiores.
Nas mordidas cruzadas vestibulares teremos os dentes posteriores superiores ocluindo em uma relação vestibular aos seus antagonistas, podendo acometer um elemento dentário ou todo o arco; quando tal situação acontece, é chamada de síndrome de Brodie, comum em pacientes com maloclusão Classe II, 1ª divisão, sendo uma condição bastante severa e dificil de tratar.

CLASSIFIQUE E CONCEITUE AS MORDIDAS CRUZADAS DE ACORDO COM O FATOR ETIOLÓGICO.

As mordidas cruzadas podem ser classificadas quanto à sua etiologia em: Mordidas Cruzadas Dentárias ou Dento-Alveolares, Mordidas Cruzadas Funcionais ou Musculares e Mordidas Cruzadas Esqueléticas.
Mordidas cruzadas anteriores dentárias: Inclinações dentárias anormais e bases ósseas bem relacionadas entre si.
Mordidas cruzadas posteriores dentárias: Inclinação axial incorreta localizada, dente não centralizado no osso basal e geralmente são unilaterais.
Mordidas cruzadas anteriores funcionais: Possuem interferência oclusal em RC e desvio da mandíbula em direção anterior.
Mordidas cruzadas posteriores funcionais: Possuem interferência oclusal em RC e desvio da mandíbula em direção lateral.
Mordidas cruzadas anteriores esqueléticas: Comprometimento das bases ósseas apicais e características de Maloclusão Classe III de Angle (ângulo SNB > Ângulo SNA e ângulo ANB < 0)
Mordidas cruzadas posteriores esqueléticas: Possuem atresia maxilar (menor largura palatal), dente bem implantado no osso basal e podem ser uni ou bilateral.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO DE MORDIDAS CRUZADAS FUNCIONAIS?

O diagnóstico de mordidas cruzadas funcionais, tanto anterior quanto posterior, é basicamente clínico, onde a mandíbula é manipulada para RC e se identifica interferência oclusal.
Em mordidas cruzadas funcionais anteriores, a mandíbula em RC busca sair da situação de instabilidade decorrente da interferência oclusal e, para ocluir com a maxila, realiza desvio para anterior.
Em mordidas cruzadas posteriores, a mandíbula em RC busca sair da situação de instabilidade decorrente da interferência oclusal e, para ocluir com a maxila, realiza desvio para lateral.
Também, em mordidas cruzadas funcionais, quando se está em RC, há coincidência das linhas médias dentárias superior e inferior, e tais linhas passam a ficar desviadas uma da outra quando se oclui.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DETERMINANTES DA SOBREMORDIDA EXAGERADA?

Infraoclusão dos dentes posteriores;
Extrusão dos dentes anteriores superiores;
Extrusão dos dentes anteriores inferiores;
Inclinação lingual excessiva dos dentes posteriores inferiores.

COMO PODEM SER IDENTIFICADAS A SOBREMORDIDA EXAGERADA DE ORIGEM DENTÁRIA E A SOBREMORDIDA EXAGERADA DE ORIGEM ESQUELÉTICA?

A sobremordida exagerada é uma maloclusão de sentido vertical, onde o trespasse vertical é maior que 30%.
Pode estar associada a problemas dentários, esqueléticos ou neuromusculares.
Para ser feito o diagnóstico, a área do arco acometida e se a etiologia é esqueletal ou dentária, usa-se modelos de gesso, fotografias, exame clínico e radiografias cefalométricas.
A análise cefalométrica nos fornece um dado que nos permite saber saber se a sobremordida exagerada e esqueletal ou dentária.
Quando o paciente apresenta planos horizontais bastante paralelos a origem dessa sobremordida exagerada é de origem esqueletal, enquanto que se os planos horizontais estão normais e há a presença de uma sobremordida exagerada, a sua origem é dentária.

Mais conteúdos dessa disciplina