Buscar

Na manipulação dos microrganismos, deve-se classificá-los para detectar a qual classe de risco ele pertence. De acordo com a classe de risco, deve-...

Na manipulação dos microrganismos, deve-se classificá-los para detectar a qual classe de risco ele pertence. De acordo com a classe de risco, deve-se atender a requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de biossegurança.

O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, e são designados em ordem crescente de complexidade pelo grau de proteção necessário ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade.

Se o potencial patogênico do OGM resultante for desconhecido, deve ser procedida uma análise detalhada e criteriosa de todas as condições experimentais.


DISCORRA sobre os quatro níveis de biossegurança e apresente as barreiras primarias que devem ser adotadas na contenção para que haja uma manipulação segura dos microrganismos em laboratórios.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os quatro níveis de biossegurança são: NB-1: Nível básico de contenção. É utilizado para microrganismos que apresentam baixo risco individual e comunitário. As barreiras primárias incluem bancadas de trabalho, pias, equipamentos de proteção individual (EPIs) e desinfetantes. NB-2: Nível de contenção intermediário. É utilizado para microrganismos que apresentam risco moderado individual e baixo risco comunitário. As barreiras primárias incluem as mesmas do NB-1, além de cabines de segurança biológica e autoclaves. NB-3: Nível de contenção elevado. É utilizado para microrganismos que apresentam alto risco individual e moderado risco comunitário. As barreiras primárias incluem as mesmas do NB-2, além de sistemas de ventilação e filtragem de ar. NB-4: Nível de contenção máximo. É utilizado para microrganismos que apresentam alto risco individual e elevado risco comunitário. As barreiras primárias incluem as mesmas do NB-3, além de sistemas de descontaminação de resíduos e roupas de proteção especiais. As barreiras primárias que devem ser adotadas na contenção para que haja uma manipulação segura dos microrganismos em laboratórios incluem o uso de EPIs, cabines de segurança biológica, autoclaves, sistemas de ventilação e filtragem de ar, sistemas de descontaminação de resíduos e roupas de proteção especiais. Além disso, é importante seguir as boas práticas de laboratório, como a desinfecção adequada de superfícies e equipamentos, a manipulação cuidadosa dos microrganismos e a correta identificação e classificação dos mesmos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais