Logo Passei Direto
Buscar
Como vimos, a competência da proteção do meio ambiente deve ser compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e municípios. Qual das afirmações a seguir NÃO está de acordo com a legislação federal?

Escolha uma opção:

a.
Proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gestão descentralizada, democrática e eficiente


b.
Garantir o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais


c.
Apesar do regramento dos Estados, Distrito Federal e da União, o município deve ter autonomia na criação de leis ambientais que, em último caso, devem ser consideradas


d.
Harmonizar políticas e ações administrativas para evitar a sobreposição de atuação entre os entes federativos para impedir que haja conflitos de atribuições e garantir uma atuação administrativa eficiente


e.
Garantir a uniformidade da política ambiental para todo o país, respeitando as particularidades regionais e locais
User badge image
delegacia jsm

há 2 anos

User badge image
delegacia jsm

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas NÃO está de acordo com a legislação federal sobre a proteção do meio ambiente: a) Proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gestão descentralizada, democrática e eficiente - Esta afirmação está de acordo com a legislação, que prevê a gestão descentralizada. b) Garantir o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais - Esta afirmação também está em conformidade com a legislação, que busca esse equilíbrio. c) Apesar do regramento dos Estados, Distrito Federal e da União, o município deve ter autonomia na criação de leis ambientais que, em último caso, devem ser consideradas - Esta afirmação pode ser considerada problemática, pois a legislação federal estabelece que a criação de leis ambientais deve respeitar as diretrizes gerais da União e não pode ser apenas "considerada". d) Harmonizar políticas e ações administrativas para evitar a sobreposição de atuação entre os entes federativos para impedir que haja conflitos de atribuições e garantir uma atuação administrativa eficiente - Esta afirmação está de acordo com a legislação, que busca a harmonização entre os entes federativos. e) Garantir a uniformidade da política ambiental para todo o país, respeitando as particularidades regionais e locais - Esta afirmação também está em conformidade com a legislação, que busca a uniformidade respeitando as particularidades. Dessa forma, a alternativa que NÃO está de acordo com a legislação federal é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que não está de acordo com a legislação federal é a letra C: "Apesar do regramento dos Estados, Distrito Federal e da União, o município deve ter autonomia na criação de leis ambientais que, em último caso, devem ser consideradas". Na verdade, a legislação federal estabelece que a competência para legislar sobre meio ambiente é concorrente entre União, Estados e Distrito Federal, e suplementar aos municípios. Ou seja, os municípios podem legislar sobre meio ambiente, desde que não contrariem as normas federais e estaduais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No curso apresentamos algumas sugestões para adaptar a estrutura organizacional do município e alinhá-la a uma política urbana de desenvolvimento urbano sustentável. Um dos mecanismos apresentados foi o diagnóstico situacional que:
Escolha uma opção:
a. Busca avaliar e sistematizar os recursos disponíveis na máquina pública para subsidiar o redesenho organizacional, buscando um formato eficaz e realizável
b. Está previsto no art. 182 da Constituição
c. Deve ser conduzido por iniciativas da sociedade civil organizada para ampliar a gestão participativa
d. Não é necessário em municípios com menos de 20.000 habitantes
e. Deve ser realizado pela câmara de vereadores do município

Dentre as atribuições da administração municipal, estão os procedimentos de controle urbano. A esfera administrativa pode usar a função da administração pública como polícia administrativa. Ela condiciona atividades e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Os instrumentos de controle urbanos têm três naturezas.
Assinale a alternativa CORRETA:
De controle prévio: análise de projetos, alvarás e licenças, para atestar a legalidade de construções ou reformas e sua conformidade com a legislação urbana Municipal como Código de Obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor e outras.
De fiscalização: verificação do atendimento à legislação e indicativos presentes nos alvarás e licenças. Esta atividade pode acontecer durante o processo de licenciamento, mas deve ser perene, para garantir o controle do desenvolvimento da cidade, com base na legislação vigente, buscando combater as irregularidades que colocam interesses particulares sobre os interesses coletivos pactuados.
Punitivos: resultantes do não cumprimento do indicado, este se expressa nos embargos, cassação de alvará e licença, multa e demolição. Esta competência é transversal às duas anteriores e serve como dispositivo, aplicando penalidades às más práticas, na condução de construções ou reformas, que estão em desrespeito à legislação vigente.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Todas estão corretas.
e. Nenhuma alternativa está correta.

A implementação de instrumentos para regularização fundiária e urbanização de territórios vulnerabilizados, como as Zonas Especiais de Interesse Social, NÃO deve considerar:
Escolha uma opção:
a. A participação da comunidade, com a criação de um conselho gestor.
b. A previsão orçamentária que garanta recursos para as intervenções.
c. O levantamento de informações socioeconômicas e espaciais da área.
d. As demandas do mercado por terrenos em áreas bem localizadas, ocupadas por população de baixa renda.
e. A formação de uma equipe técnica composta por profissionais sensíveis às demandas específicas do território.

As Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) ou Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) são categorias do zoneamento urbano municipal. Por meio delas são estabelecidas regras especiais, com o objetivo de regularizar a posse de terras públicas ou privadas e a sua urbanização, considerando o padrão construtivo existente. A implementação das ZEIS ou AEIS pode acontecer nos processos de:
Escolha uma opção:
a. Criação e revisão de planos diretores, Lei de Uso e Ocupação do Solo ou Decreto do Executivo
b. Revisão de Códigos de Obras e Edificações, Lei de Uso e Ocupação do Solo ou Decreto do Executivo
c. Criação e revisão de planos diretores, Revisão de Códigos de Obras e Edificações ou Portarias Municipais
d. Criação e revisão de planos diretores, Lei de Uso e Ocupação do Solo ou Legislação ambiental
e. Revisão de Códigos de Obras e Edificações, Código Florestal e Plano Local de Habitação de Interesse Social

A Assessoria Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) é um direito previsto em Lei Federal, porém ainda existe um longo caminho a percorrer para que seja regulamentada pelos municípios e esse direito seja acessado por toda população. Depois de mais de uma década, a lei teve pouca aplicação prática e é extremamente desconhecida tanto pelas gestões das prefeituras quanto pela população em geral. Os recursos para sua implementação podem vir de várias fontes.
Sobre o financiamento da ATHIS, assinale a alternativa ERRADA:
a. Os recursos podem ser das prefeituras.
b. Os recursos podem vir também das outras esferas, como do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
c. Traz a possibilidade de parceria com o setor privado
d. Podem ser feitas parcerias com outras instituições públicas como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que pode usar 2% de seu orçamento para iniciativas em ATHIS.
e. Os custos podem ser arcados integralmente pelos moradores das comunidades.

Mais conteúdos dessa disciplina