Buscar

Suponha que você, profissional da área, precise analisar uma amostra biológica de saliva, por exemplo, dentro de um contexto de análises clínica. L...

Suponha que você, profissional da área, precise analisar uma amostra biológica de saliva, por exemplo, dentro de um contexto de análises clínica. Leve em conta que você está bem equipado com um laboratório apropriado, o qual contém reagentes comuns de química analítica (soluções padrão, indicadores, ácidos, bases etc.), bem como equipamentos de laboratório (pipetas, balanças analíticas, espectrofotômetro, entre outros). Nesse contexto, você foi designado para analisar, primeiramente, uma amostra de saliva humana (não simulada) utilizando algumas técnicas analíticas. Mediante o apresentado, responda ao que é solicitado: A) Indique, dentro deste contexto, a finalidade de se usar a técnica de cromatografia e quais técnicas cromatográficas podem ser utilizadas para analisar a saliva. B) A equação de Henrderson-Hasselbalch é uma ferramenta valiosa na química analítica para entender o comportamento ácido-base de soluções tamponadas. Por isso, escreva a reação de equilíbrio e a equação de Henderson-Hasselbalch relacionada no sistema ácido carbônico (H2CO3) e bicarbonato (HCO3-) e escreva o que significa cada termo. C) Suponha que você precise de um tampão para preparar uma amostra de saliva simulada e o laboratório já dispõe de uma solução de ácido carbônico (H2CO3) 0,25 M e uma solução de bicarbonato (HCO3-) 0,45 M. Calcule o valor do pH dessa solução preparada a partir dessas condições. Considere Ka = 4,42 x 10-7. D) O que acontece se houver uma adição de uma pequena quantidade de ácido forte (H+) à solução tampão?
A) Indique, dentro deste contexto, a finalidade de se usar a técnica de cromatografia e quais técnicas cromatográficas podem ser utilizadas para analisar a saliva.
B) Escreva a reação de equilíbrio e a equação de Henderson-Hasselbalch relacionada no sistema ácido carbônico (H2CO3) e bicarbonato (HCO3-) e escreva o que significa cada termo.
C) Calcule o valor do pH da solução tampão preparada a partir das condições apresentadas. Considere Ka = 4,42 x 10-7.
D) O que acontece se houver uma adição de uma pequena quantidade de ácido forte (H+) à solução tampão?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A técnica de cromatografia é utilizada para separar e identificar os componentes de uma mistura. Na análise de saliva, a cromatografia pode ser utilizada para identificar compostos orgânicos, como aminoácidos e proteínas. As técnicas cromatográficas que podem ser utilizadas incluem cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia gasosa (CG). B) A equação de equilíbrio para o sistema ácido carbônico (H2CO3) e bicarbonato (HCO3-) é: H2CO3 ⇌ H+ + HCO3-. A equação de Henderson-Hasselbalch relacionada é: pH = pKa + log([HCO3-]/[H2CO3]), onde pKa é a constante de dissociação ácida, [HCO3-] é a concentração de bicarbonato e [H2CO3] é a concentração de ácido carbônico. O termo pKa representa a acidez do tampão, enquanto o termo log([HCO3-]/[H2CO3]) representa a capacidade do tampão de resistir a mudanças no pH. C) Para calcular o pH da solução tampão, é necessário utilizar a equação de Henderson-Hasselbalch. Substituindo os valores na equação, temos: pH = 6,35 + log(0,45/0,25) = 7,02. D) Se houver uma adição de uma pequena quantidade de ácido forte (H+) à solução tampão, o tampão irá neutralizar o ácido adicionado, mantendo o pH relativamente constante. Isso ocorre porque o tampão é capaz de absorver pequenas quantidades de ácido ou base sem alterar significativamente o pH da solução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais