Logo Passei Direto
Buscar
Pereira (2008) apresenta o conceito de república relacionando-a com a “coisa pública”, “aquilo que é de todos”, “para todos” e que “compromete a todos”. Assim sendo, é correto afirmar: A. Estado e sociedade devem zelar pelo bem de todos. B. A sociedade não participa dos processos de implementação das políticas sociais. C. O Estado mínimo envolve-se apenas com as políticas sociais. D. O indivíduo/cidadão não tem responsabilidade com a república. E. O Estado, em nome dos direitos da maioria da população, procura não se comprometer com os interesses das classes dominantes.
User badge image
NEUSA SOUZA

há 2 anos

User badge image
NEUSA SOUZA

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz do conceito de república apresentado por Pereira (2008), que enfatiza a "coisa pública" e a responsabilidade coletiva. A. Estado e sociedade devem zelar pelo bem de todos. - Esta alternativa está alinhada com a ideia de que a república é um bem comum e que tanto o Estado quanto a sociedade têm responsabilidades nesse sentido. B. A sociedade não participa dos processos de implementação das políticas sociais. - Esta alternativa contradiz a ideia de república, pois implica que a sociedade não tem um papel ativo, o que não é correto. C. O Estado mínimo envolve-se apenas com as políticas sociais. - Esta alternativa não reflete o conceito de república, que envolve uma responsabilidade mais ampla do Estado. D. O indivíduo/cidadão não tem responsabilidade com a república. - Esta alternativa é incorreta, pois a república implica que os cidadãos têm responsabilidades em relação ao bem comum. E. O Estado, em nome dos direitos da maioria da população, procura não se comprometer com os interesses das classes dominantes. - Embora essa alternativa possa parecer correta em alguns contextos, não é uma afirmação universalmente verdadeira sobre a república. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A. Estado e sociedade devem zelar pelo bem de todos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o conceito de república apresentado por Pereira (2008), a alternativa correta é a letra A: "Estado e sociedade devem zelar pelo bem de todos". Isso porque a república é um regime político que tem como objetivo o bem comum, ou seja, o interesse coletivo acima dos interesses individuais. Dessa forma, tanto o Estado quanto a sociedade devem se comprometer em zelar pelo bem de todos. As demais alternativas estão incorretas, pois não condizem com o conceito de república apresentado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do conteúdo aprendido, podemos afirmar que o conceito de cidadania:
a. não é condição para as classes elitizadas da sociedade.
b. não está relacionada a todas as políticas essenciais.
c. está relacionado às garantias vinculadas apenas aos direitos civis e políticos.
d. possui múltiplos entendimentos, o que só reafirma o quanto é utilizado para justificar diferentes posições, objetivos e princípios.
e. expressa a condição de apenas algumas pessoas na sociedade.

Sobre a teoria trifacetada de T. H. Marshall, é correto afirmar:
A. Prevê que todo cidadão tem direitos que se enquadram nos três tipos: civis, políticos e sociais.
B. Inclui os serviços públicos na categoria dos direitos de cidadania e oferece um suporte teórico-conceitual consistente para as políticas sociais.
C. A moderna concepção de cidadania desse pensador não destaca a consciência de classe.
D. Do ponto de vista filosófico, os direitos civis e políticos sempre exigirão uma postura afirmativa do Estado para sua materialização.
E. Os direitos civis consolidaram-se antes do século XVIII.

A construção da cidadania no Brasil assumiu contornos peculiares em relação aos países europeus. Assinale a alternativa correta:
A. O Brasil saiu da ditadura e democratizou as estruturas de poder. Em contrapartida, consolidou os monopólios do poder sobre a terra, as grandes corporações, o sistema bancário e os grandes meios de comunicação.
B. O Brasil avançou na construção de um aparato político e jurídico acompanhado de um processo de democratização do acesso aos bens e serviços.
C. O Brasil sempre foi marcado por formas políticas de apropriação da esfera pública para corresponder aos interesses de grupos poderosos, impedindo que a cidadania expresse-se plenamente na vida das pessoas.
D. A cidadania no Brasil constituiu-se, historicamente, nos moldes europeus, com participação de significativas frações da sociedade.
E. As relações de favor, clientelismo e dependência sempre atravessaram a formação política brasileira, mas nunca impediram que as classes trabalhadoras fossem ouvidas e atendidas em suas reivindicações.

Mais conteúdos dessa disciplina