Buscar

Discursiva: Uma definição de Constitucionalismo elaborada pelo italiano Abateudi e muito reproduzida pelos doutrinadores em geral é que seria a dou...

Discursiva: Uma definição de Constitucionalismo elaborada pelo italiano Abateudi e muito reproduzida pelos doutrinadores em geral é que seria a doutrina da limitação do poder. Assim, o foco do Constitucionalismo moderno é centrado na limitação de poder. Ocorre que a ideia de Constituição como nós a concebemos hoje em dia é fruto da modernidade, muito embora tenha antecedentes na Idade Média, em Roma, na Grécia, etc.[...] o Constitucionalismo moderno, ideia que hoje nós temos de Constituição, deve muito ao Iluminismo. Foi no Iluminismo que se criaram os pressupostos sem os quais não poderia desenvolver o ideal constitucionalista moderno. Nessa época é que foram idealizados, por exemplo, os Direitos Subjetivos no sentido de que seriam direitos de um indivíduo, invocáveis inclusive contra o Estado. (SOUZA, Juliana Vieira Bernat de. Trajetória histórica do constitucionalismo. Conteúdo Jurídico. Disponível em: Acesso em: 26/10/2018.) Hodiernamente, estamos na fase conhecida como Neoconstitucionalismo que apresenta características distintas da fase anterior. Assim, de acordo com o estudado em sala de aula, podemos afirmar que Neoconstitucionalismo e o Constitucionalismo Latino-americano possuem as mesmas características? Justifique.


R: O Neoconstitucionalismo busca enfrentar essa tarefa a partir de um modelo universalizante, enquanto o novo constitucionalismo latino-americano refunda a Teoria constitucional abandonando propostas totalizantes e aproximando-se de uma compreensão da realidade caracterizada pela multiplicidade e pelo pluralismo.

Essa pergunta também está no material:

CC 1 CONSTITUCIONAL
2 pág.

Direito Constitucional I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Neoconstitucionalismo e o Constitucionalismo Latino-americano não possuem as mesmas características. O Neoconstitucionalismo busca uma universalização dos direitos fundamentais, enquanto o novo constitucionalismo latino-americano se aproxima de uma compreensão da realidade caracterizada pela multiplicidade e pelo pluralismo. Além disso, o novo constitucionalismo latino-americano busca uma refundação da teoria constitucional, abandonando propostas totalizantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais