Buscar

Em suas duas primeiras gravidezes, Patrícia não procurou o acompanhamento médico devido. Seus dois filhos nasceram em casa e, felizmente, saudáveis...

Em suas duas primeiras gravidezes, Patrícia não procurou o acompanhamento médico devido. Seus dois filhos nasceram em casa e, felizmente, saudáveis. Apenas no final de sua terceira gestação, submeteu-se aos exames pré-natais. Já na primeira consulta, o obstetra solicitou uma série de exames complementares, os quais confirmaram sua suspeita: o feto havia desenvolvido eritroblastose por incompatibilidade Rh. Pode-se dizer que a criança dessa terceira gestação é de tipo sanguíneo


a) Rh+, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à presença de anticorpos no sangue materno contra antígenos das hemácias do feto.
b) Rh+, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à presença de anticorpos no sangue do feto contra antígenos das hemácias da mãe.
c) Rh–, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à presença de anticorpos no sangue materno contra antígenos das hemácias do feto.
d) Rh–, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à presença de anticorpos no sangue do feto contra antígenos das hemácias da mãe.
e) Rh–, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à ausência de anticorpos no sangue materno contra antígenos das hemácias do feto.

Essa pergunta também está no material:

1000 questões biologia
335 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a letra c) Rh–, e a eritroblastose desenvolveu-se devido à presença de anticorpos no sangue materno contra antígenos das hemácias do feto. A eritroblastose fetal é uma doença hemolítica que ocorre quando há incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, em relação ao fator Rh. Quando a mãe é Rh- e o feto é Rh+, o sistema imunológico da mãe pode produzir anticorpos contra as hemácias do feto, que são Rh+. Esses anticorpos podem atravessar a placenta e destruir as hemácias do feto, causando anemia e outros problemas. Como Patrícia não recebeu acompanhamento médico adequado em suas duas primeiras gestações, ela não foi testada para o fator Rh e não recebeu a imunoglobulina anti-D, que é uma medida preventiva para evitar a produção de anticorpos em gestações futuras. Na terceira gestação, como ela já havia produzido anticorpos contra o fator Rh, o feto desenvolveu eritroblastose fetal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais