Buscar

Leia os trechos a respeito de algumas drogas. Maconha: droga ilegal, cuja substância ativa é o tetra-hidrocanabinol, ou THC, o qual se encaixa nos...

Leia os trechos a respeito de algumas drogas.

Maconha: droga ilegal, cuja substância ativa é o tetra-hidrocanabinol, ou THC, o qual se encaixa nos receptores destinados a um neurotransmissor que provoca euforia, prejuízos na memória e hipersensibilidade. Causa dependência e pode levar à impotência sexual em homens.
Cocaína: droga ilegal que provoca o aumento da produção de dopamina e de noradrenalina, substâncias químicas estimulantes. Causa euforia, sensação de satisfação, dependência e pode levar à morte.
Álcool: droga legalizada que age de modo destrutivo. Ataca o glutamato, um neurotransmissor envolvido em funções como raciocínio e o movimento. Quando não destrói as moléculas de glutamato, o álcool provoca danos que dificultam o seu encaixe nos receptores. O álcool também destrói o fígado.

A respeito das drogas citadas, pode-se afirmar que


a) todas atuam no interior dos neurônios, causando prejuízos irreversíveis, pois causam a destruição da bainha de mielina.
b) todas atuam no interior dos neurônios, causando prejuízos temporários, pois impedem que os neurônios realizem a repolarização.
c) somente a maconha e a cocaína podem causar a dependência e o álcool não causa a dependência química porque não atua diretamente no córtex cerebral.
d) todas atuam nas sinapses nervosas, estimulando ou inibindo a transmissão dos impulsos nervosos nos neurônios.
e) somente o álcool atua nas sinapses nervosas, enquanto o THC e cocaína atuam nos corpos celulares dos neurônios, inibindo a síntese de neurotransmissores.

Essa pergunta também está no material:

1000 questões biologia
335 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) todas atuam nas sinapses nervosas, estimulando ou inibindo a transmissão dos impulsos nervosos nos neurônios. A maconha atua nos receptores destinados a um neurotransmissor que provoca euforia, prejuízos na memória e hipersensibilidade. A cocaína provoca o aumento da produção de dopamina e de noradrenalina, substâncias químicas estimulantes. O álcool ataca o glutamato, um neurotransmissor envolvido em funções como raciocínio e o movimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais