Buscar

As professoras Fonzar e Santos (2020) recorrem à Bovolenta (2017) para afirmar que, apenas no século XX, o Brasil começou a estruturar um sistema d...

As professoras Fonzar e Santos (2020) recorrem à Bovolenta (2017) para afirmar que, apenas no século XX, o Brasil começou a estruturar um sistema de proteção social, caminhando paulatinamente para a construção de alternativas que fossem além da caridade, e que as leis de proteção ao trabalho foram marcantes nesse processo. Sobre este sistema inicial de proteção social, anterior à Constituição de 1988, assinale a alternativa correta.

a.

Foi marcante porque instituiu o conceito de seguridade social no país, inaugurando um sistema híbrido de proteção social.

b.

Estabeleceu normativas básicas para a regulação das relações de trabalho, organização da saúde pública através de um sistema único e a assistência social como direito de todos.

c.

Foi inspirado no Modelo Beveridgeano de Proteção Social, contemplando trabalhadores formais, informais e desempregados.

d.

Organizou-se inicialmente pela lógica do seguro social e era restrito aos trabalhadores formais do meio urbano.

e.

Foi um sistema estabelecido no Governo Vargas que buscou assegurar melhores condições de trabalho e vida à trabalhadores urbanos, rurais e seus dependentes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Organizou-se inicialmente pela lógica do seguro social e era restrito aos trabalhadores formais do meio urbano." O sistema de proteção social anterior à Constituição de 1988 foi estruturado pela lógica do seguro social e era restrito aos trabalhadores formais do meio urbano. A letra A está incorreta, pois o conceito de seguridade social só foi instituído com a Constituição de 1988. A letra B está incorreta, pois as normativas básicas para a regulação das relações de trabalho e a organização da saúde pública foram estabelecidas em momentos diferentes. A letra C está incorreta, pois o modelo Beveridgeano de proteção social não contemplava trabalhadores informais e desempregados. A letra E está incorreta, pois o sistema de proteção social estabelecido no Governo Vargas foi posterior ao sistema inicial de proteção social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais