Buscar

A maior parte do axônio é envolvida por uma camada de natureza lipídica chamada de bainha mielínica que funciona como isolante elétrico, aumentando...

A maior parte do axônio é envolvida por uma camada de natureza lipídica chamada de bainha mielínica que funciona como isolante elétrico, aumentando a velocidade de condução do impulso nervoso. Algumas doenças, como, por exemplo, a síndrome de Guillain-Barré, têm origem na destruição da bainha de mielina com perda gradual da atividade motora.

Fonte: LINHARES, Sergio; GEWANDJNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2011.

Explique como a destruição da bainha de mielina afeta a atividade muscular.

A perda da bainha de mielina prejudica a atividade muscular, porque reduz a velocidade dos impulsos nervosos que percorrem os axônios dos neurônios motores que acionam os músculos esqueléticos, dificultando uma resposta ou ação dos músculos.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios-de-Biologia-3-Ano-EM
3 pág.

Biologia Colegio Militar TiradentesColegio Militar Tiradentes

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A destruição da bainha de mielina afeta a atividade muscular, pois a bainha mielínica é responsável por aumentar a velocidade de condução do impulso nervoso. Quando a bainha de mielina é destruída, a velocidade de condução do impulso nervoso diminui, o que pode levar a uma perda gradual da atividade motora. Isso ocorre porque os impulsos nervosos que percorrem os axônios dos neurônios motores que acionam os músculos esqueléticos são prejudicados, dificultando uma resposta ou ação dos músculos. Portanto, a destruição da bainha de mielina pode causar fraqueza muscular e até mesmo paralisia.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando