Buscar

14. (PUCMG) Em cães da raça Labrador Retriever, a cor da pelagem é determinada por um tipo de interação gênica epistática de acordo com o esquema a...

14. (PUCMG) Em cães da raça Labrador Retriever, a cor da pelagem é determinada por um tipo de interação gênica epistática de acordo com o esquema a seguir.

Sabendo que o cruzamento (geração Parental) entre um macho com fenótipo chocolate e uma fêmea de fenótipo amarela gera apenas filhotes com pelagem preta (geração F1), um criador fez as seguintes afirmacoes:
I. Todos os filhotes produzidos nesse cruzamento são heterozigotos, enquanto os pais são homozigotos para os dois pares de genes.
II. No cruzamento da fêmea parental com qualquer cão de pelagem preta, não se espera a produção de descendentes com fenótipo chocolate.
III. No cruzamento da fêmea amarela com um de seus filhotes de F1, espera­se que 50% dos descendentes apresentem pelagem amarela.
IV. No cruzamento entre os filhotes de F1, espera-se que 25% dos descendentes apresentem pelagem chocolate.
São afirmações CORRETAS:

a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I, III e IV apenas.
d) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

INTERAÇÃO GÊNICA
8 pág.

Biologia CEMABCEMAB

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I, II e III apenas". Justificativa: I. Todos os filhotes produzidos nesse cruzamento são heterozigotos, enquanto os pais são homozigotos para os dois pares de genes. Essa afirmação é verdadeira, pois o cruzamento entre um macho com fenótipo chocolate (bbEe) e uma fêmea de fenótipo amarela (BBee) gera apenas filhotes com pelagem preta (BbEe). Todos os filhotes são heterozigotos para os dois pares de genes, enquanto os pais são homozigotos. II. No cruzamento da fêmea parental com qualquer cão de pelagem preta, não se espera a produção de descendentes com fenótipo chocolate. Essa afirmação é verdadeira, pois a fêmea parental é amarela (BBee) e não possui o alelo para a pelagem chocolate. Portanto, qualquer cruzamento com um cão de pelagem preta (B_E_) resultará em filhotes com pelagem preta (B_E_) ou amarela (B_ee). III. No cruzamento da fêmea amarela com um de seus filhotes de F1, espera-se que 50% dos descendentes apresentem pelagem amarela. Essa afirmação é verdadeira, pois a fêmea amarela é homozigota recessiva para a pelagem amarela (bbEE) e todos os filhotes de F1 são heterozigotos para os dois pares de genes (BbEe). Portanto, metade dos descendentes terá o genótipo Bbee e apresentará pelagem amarela. IV. No cruzamento entre os filhotes de F1, espera-se que 25% dos descendentes apresentem pelagem chocolate. Essa afirmação é falsa, pois o cruzamento entre os filhotes de F1 (BbEe x BbEe) resultará em descendentes com as seguintes proporções genotípicas: 9/16 B_E_ (pelagem preta), 3/16 B_ee (pelagem amarela) e 4/16 bbE_ (pelagem chocolate). Portanto, espera-se que 25% dos descendentes apresentem pelagem amarela, e não chocolate.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina