Buscar

Mas o que significa, afinal, ‘notável saber jurídico e reputação ilibada’? Os entrevistados citam alguns elementos que podem integrar a definição d...

Mas o que significa, afinal, ‘notável saber jurídico e reputação ilibada’? Os entrevistados citam alguns elementos que podem integrar a definição de notável como produção acadêmica, número de livros publicados e reconhecimento pela comunidade jurídica. No entanto, ressaltam, nada disso é especificado pela Carta Magna. Nem falta de formação na área pode ser um empecilho, já que é possível conhecer bem a legislação sem tê-la estudado formalmente”

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A expressão "notável saber jurídico e reputação ilibada" é utilizada na Constituição Federal para definir os requisitos necessários para que uma pessoa possa ser indicada para ocupar cargos como ministro do Supremo Tribunal Federal, por exemplo. Embora a Constituição não especifique exatamente o que significa essa expressão, alguns elementos que podem integrar a definição de "notável" incluem produção acadêmica, número de livros publicados e reconhecimento pela comunidade jurídica. No entanto, a falta de formação na área não é necessariamente um empecilho, já que é possível conhecer bem a legislação sem tê-la estudado formalmente.

0
Dislike0
User badge image

jeferson tobias

Com base nos textos e nos conhecimentos adquiridos durante o curso, é correto afirmar que:

Alternativas


Alternativa 1:


Pode-se afirmar que o Supremo Tribunal Federal é composto por onze juízes com mais de 35 anos e menos de 70 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.


Alternativa 2:


No ordenamento jurídico brasileiro, é permitido ao magistrado decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito quando a lei for omissa.


Alternativa 3:


Na hipótese de lacuna na lei, não é permitido ao magistrado criar uma norma específica para julgar um caso concreto. Ele não é obrigado a decidir todas as demandas que lhe são dadas


Alternativa 4:


Pela redação do art. 101 da Constituição Federal, a magistratura é requisito necessário à nomeação ao Supremo Tribunal Federal, logo, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil também é imprescindível.


Alternativa 5:


Observando a redação do art. 101 da Constituição Federal, há uma lacuna na norma constitucional que não especifica o que seria "notável saber jurídico". Assim, a formação em curso de Direito é um requisito obrigatório para a nomeação ao Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike0
User badge image

jeferson tobias

teria a resposta?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais