Buscar

O voleibol, atualmente, é um dos esportes coletivos mais difundidos mundialmente. Porém, ele ainda “compete” com esportes mais disseminados entre a...

O voleibol, atualmente, é um dos esportes coletivos mais difundidos mundialmente. Porém, ele ainda “compete” com esportes mais disseminados entre as massas, como o futebol, principalmente no contexto brasileiro.

Para quebrar essa barreira, muitas iniciativas têm sido promovidas na intenção de despertar o interesse por outras modalidades esportivas, como o voleibol. Ainda que a modalidade seja conhecida na prática, é comum que poucos tenham conhecimentos sobre aspectos mais teóricos, como as origens do esporte.

Neste contexto, imagine que você participará da realização de um ciclo de palestras para disseminação do voleibol em uma escola pública, juntamente com outros vários profissionais envolvidos com esta importante modalidade esportiva. Você será o primeiro palestrante do grupo, e sua missão será apresentar a história do voleibol aos alunos, abrindo caminho para os colegas que falarão na sequência.


diretora da escola realizou uma pesquisa entre os alunos, colhendo perguntas sobre possíveis curiosidades deles a respeito do esporte. No seu caso, que focará na história do voleibol, a diretora separou algumas das questões que foram mais recorrentes entre as perguntas apresentadas pelos alunos e lhe entregou uma síntese das mesmas, para que possa usar de base em sua apresentação. São elas:

1 - Quem criou o voleibol, onde ele foi criado, qual a origem do nome e houve alguma motivação específica para a criação?

2 – O voleibol deriva de algum outro esporte? Se sim, qual seria e que características mais marcantes do mesmo podem ser percebidas na origem do voleibol?

3 - Quando o voleibol foi criado, houve alguma dificuldade, como foi a recepção do novo esporte e como aconteceu sua divulgação inicial?

4 - Monte duas atividades práticas que levem em consideração o contexto histórico de início do voleibol.

Com base nessas questões, faça um resumo a ser utilizado como base para montagem do roteiro de sua apresentação. Procure apresentar, ao menos, um parágrafo para cada tópico apresentado acima, oferecendo respostas aos principais temas que despertam a curiosidade dos alunos.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Carvalho

1 – O voleibol foi criado por William George Morgan, em 1895, na cidade de Holioke (Massachussetts – Estados Unidos). Foi inicialmente chamado de Minttonette e, anos depois, passou a se chamar volleyball, tendo em vista que a bola permanecia em constante voleio por cima da rede. A motivação inicial da criação do voleibol foi a busca por uma modalidade esportiva que pudesse ser praticada por atletas de várias idades (inclusive a mais avançada).


2 – O voleibol tem origem em esportes como basquetebol e tênis. Do basquete veio a demanda pela criação de um esporte de menor contato físico que permitisse a prática por atletas de todas as idades. Além disso, a bola inicialmente utilizada no vôlei foi a câmara da bola de basquete. Do tênis veio a rede, que foi elevada a uma altura maior (entre 1,90 e 1,98). Pode-se também associar ao tênis a divisão da quadra em dois lados, que passou a existir a partir da utilização adaptada da rede de tênis.


3 – Houve algumas dificuldades iniciais na criação do novo esporte, como a bola: inicialmente muito leve, não tinha velocidade e foi substituída pela bola chamada “pelota”, porém ela era muito pesada e grande e novamente precisou ser substituída – questão solucionada apenas quando Morgan encomendou a um fabricante de bolas a criação de um modelo específico para o novo esporte. De forma geral, a recepção da nova modalidade foi boa, atendendo a uma demanda da ACM (Associação Cristã de Moços), que em muito colaborou para a divulgação do esporte. Anos depois, com o incentivo do governo dos Estados Unidos (que recomendou que o voleibol fosse um programa a ser incorporado às aulas de Educação Física nas escolas da América), o esporte foi amplamente divulga pelo país. E a partir daí ultrapassou fronteiras e tomou o mundo, chegando a mais de 10 países em 1916, cerca de 20 anos após sua criação.


4 - Prática 1: O jogo com 9 jogadores de cada lado da quadra e com a rede mais baixa que o oficial, com limite de no máximo de 5 passes antes de tocar a bola para outro lado.


Prática 2: Prática do jogo com uma bola diferente da bola de voleibol, como: um balão, uma bola de futebol, uma ola de basquete ou até mesmo uma bola com uma circunferência muito maior que o normal.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

1 - O voleibol foi criado em 1895, na cidade de Holyoke, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, por William George Morgan, que era professor de educação física. O nome do esporte foi escolhido por Morgan, que queria um nome que fizesse referência ao fato de que o esporte era uma mistura de vários esportes, como o tênis, o basquete e o handebol. A motivação para a criação do voleibol foi a necessidade de um esporte que pudesse ser praticado em locais fechados, durante o inverno. 2 - O voleibol não deriva de nenhum outro esporte, mas foi influenciado por vários esportes, como o tênis, o basquete e o handebol. O voleibol tem características marcantes desses esportes, como a rede do tênis, a bola do basquete e a quadra do handebol. 3 - Quando o voleibol foi criado, ele não teve muita aceitação no início, mas aos poucos foi se popularizando. A divulgação inicial do esporte foi feita por meio de demonstrações em escolas e clubes esportivos. Uma das dificuldades enfrentadas foi a falta de uma bola adequada para o esporte, o que foi resolvido com o tempo. 4 - Uma atividade prática que pode ser realizada levando em consideração o contexto histórico de início do voleibol é a criação de uma bola de meia, que era usada no início do esporte. Outra atividade é a realização de um jogo de voleibol com as regras antigas, que eram diferentes das atuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais