Buscar

Antiguidade Tardia seria o período entre os séculos III e VIII, caracterizado, primeiramente, pela redução da importância da civitas clássico/helen...

Antiguidade Tardia seria o período entre os séculos III e VIII, caracterizado, primeiramente, pela redução da importância da civitas clássico/helenística e dos valores a ela intrínsecos e pela configuração de uma identidade religiosa.”



Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em LIMA, Douglas Mota Xavier de.; TREVISAN, Mariana Bonat. Rota de Aprendizagem da Aula 1. História E Historiografia Medieval Ocidental. Curitiba: Intersaberes, 2021, p. 13

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 1, tema 5 - História E Historiografia Medieval Ocidental sobre a chamada Antiguidade Tardia, assinale a alternativa correta:

AApesar das diferentes abordagens, temáticas e leituras acerca do período, o conceito de Antiguidade Tardia é considerado um consenso historiográfico.

BA ideia de uma Antiguidade Tardia pôs fim no entendimento antes hegemônico que via a Idade Média como um período mais negativo da história.

CO conceito de Antiguidade Tardia advém de uma leitura totalmente estruturalista, focada no entendimento do modo de produção e de organização social.

DCritica-se o conceito de Antiguidade Tardia, por considerar que nessa leitura culturalista minimizam-se os processos de ruptura e a importância das estruturas políticas, econômicas e sociais.

EExistem diversas abordagens acerca do conceito de Antiguidade Tardia: um com um enfoque na questão da cultura, outro a partir das estruturas econômicas, outra com o enfoque nas questões político-institucionais.

1

B

2

A

3

E

4

(?)

5

D

6

(?)

7

(?)

8

B

9


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Existem diversas abordagens acerca do conceito de Antiguidade Tardia: um com um enfoque na questão da cultura, outro a partir das estruturas econômicas, outra com o enfoque nas questões político-institucionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais