Buscar

Considere que, assim como as outras artes marciais, o judô tem um sistema de graduação e progressão, e este existe para simbolizar os diferentes c...

 Considere que, assim como as outras artes marciais, o judô tem um sistema de graduação e progressão, e este existe para simbolizar os diferentes ciclos de aprendizagem do praticante, bem como o tempo que ele se dedica ao esporte. 

O sistema de graduação e progressão do judô teve origem no século XIX, com Jigoro Kano, e foi aperfeiçoado com o passar dos anos. Hoje, coincide com uma categorização de faixas de diferentes cores.

Veja o Desafio a seguir.

Para alcançar trocas de faixa e graduação você precisa respeitar um tempo de atividade esportiva e também uma idade mínima. Imagine que você é membro da Confederação Brasileira de Judô e está responsável pela avaliação técnica de progressão de um atleta que começou a praticar o judô com 5 anos e 6 meses de idade, e hoje está com 23 anos e 6 meses, totalizando 18 (dezoito) anos de prática. Todavia, uma lesão o tirou da prática esportiva dos 15 aos 17 anos, configurando 2 anos de interrupção. Em qual cor de faixa e em qual graduação do judô esse atleta se encontra? E com quantos anos ele atingirá a próxima troca de faixa e graduação, se não tiver nenhuma interrupção?


Para responder a este Desafio, crie uma linha do tempo em que sejam listados, em tópicos, a evolução de faixas e graduação do atleta dentro do judô ao passar dos 18 anos de prática.

Lembre-se de que existe uma norma da Confederação Brasileira de Judô para progressão de faixas e graduação e que ela respeita os tempos de carência e a idade mínima necessária para cada troca de faixa e graduação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para responder a essa pergunta, precisamos calcular o tempo de prática do atleta, descontando o período de interrupção. O atleta praticou judô por 16 anos (18 anos - 2 anos de interrupção). De acordo com as normas da Confederação Brasileira de Judô, a graduação do atleta é determinada pela cor da faixa. A ordem das faixas, do início ao fim, é: branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta. Considerando que o atleta começou a praticar com 5 anos e 6 meses, ele poderia ter trocado de faixa pela primeira vez aos 7 anos e 6 meses, quando atingiu a idade mínima para a faixa cinza. A partir daí, ele poderia ter trocado de faixa a cada 6 meses, desde que cumprisse o tempo de carência necessário. Assumindo que o atleta tenha cumprido todos os requisitos, a linha do tempo de evolução de faixas e graduação seria a seguinte: - 7 anos e 6 meses: faixa cinza - 8 anos: faixa amarela - 8 anos e 6 meses: faixa laranja - 9 anos: faixa verde - 9 anos e 6 meses: faixa azul - 10 anos: faixa roxa - 11 anos: faixa marrom - 12 anos: faixa preta (1º dan) Como o atleta tem atualmente 23 anos e 6 meses, ele já é faixa preta e possui a graduação de 1º dan. A próxima troca de faixa e graduação seria aos 27 anos, quando ele atingiria a idade mínima para a graduação de 2º dan.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais