Buscar

A capoeira é uma prática corporal que conta a história brasileira, a qual é atravessada pelas injustiças causadas no período em que a escravidão er...

A capoeira é uma prática corporal que conta a história brasileira, a qual é atravessada pelas injustiças causadas no período em que a escravidão era legalizada. Trazer a capoeira para dentro das instituições escolares constitui a busca pelas diferentes narrativas sobre a historicidade e pela identidade nacional.

Imagine que você, no papel de um professor de instituição de ensino formal, experimenta a seguinte situação:

Você descobriu que, a poucos metros da escola em que trabalha, há uma academia voltada à prática da capoeira, liderada por um mestre muito antigo. Você deseja aproveitar essa oportunidade e estabelecer a conexão entre os saberes presentes na comunidade e os conhecimentos escolares.

Baseado nesse seu desejo, responda às seguintes questões:

a) Ao proporcionar uma visita à academia de capoeira, quais conhecimentos relacionados à Educação Física você pode articular com seus estudantes?

b) Considerando a presença do mestre de capoeira, que tarefa você poderia sugerir aos seus alunos como forma de potencializar a compreensão da identidade nacional?

c) Considerando que você quer aproveitar a oportunidade de visitar a academia de capoeira para desenvolver um projeto interdisciplinar com outros professores, quais componentes curriculares poderiam estar envolvidos e com quais atividades?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Ao proporcionar uma visita à academia de capoeira, como professor de Educação Física, você pode articular com seus estudantes conhecimentos sobre a história da capoeira, sua origem, movimentos, ritmos e instrumentos musicais utilizados. Além disso, pode abordar a importância da prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar. b) Com a presença do mestre de capoeira, você pode sugerir aos seus alunos que realizem uma pesquisa sobre a história da capoeira e sua relação com a identidade nacional brasileira. Eles podem entrevistar o mestre e outros praticantes da academia para entender melhor a importância da capoeira na cultura brasileira. c) Para desenvolver um projeto interdisciplinar com outros professores, você pode envolver as disciplinas de História, Sociologia, Artes e Música. As atividades podem incluir a criação de um documentário sobre a história da capoeira, a produção de um mural com informações sobre a capoeira e sua relação com a cultura brasileira, a realização de uma apresentação de capoeira com música ao vivo, entre outras possibilidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais