Buscar

25. UnB-DF A partir do texto, julgue os itens seguintes, acerca da relação de D. Pedro II com o poder político brasileiro na segunda metade do sécu...

25. UnB-DF A partir do texto, julgue os itens seguintes, acerca da relação de D. Pedro II com o poder político brasileiro na segunda metade do século XIX, colocando certo ou errado.

Ao substituir seu pai na direção do nascente Estado brasileiro, D. Pedro II deu seguimento às abordagens e aos métodos políticos desenvolvidos por D. Pedro I, particularmente no que se refere à intervenção forte nos partidos e nas coisas cotidianas do governo.
Exercendo o Poder Moderador, mesmo que não-previsto constitucionalmente, D. Pedro II esteve presente em todos os grandes impasses institucionais enfrentados pelo Parlamento brasileiro na segunda metade do século XIX.
Tendo plena noção do seu lugar, mas não abdicando de exercer suas prerrogativas políticas, D. Pedro II também atuou de forma intensa nas pequenas questões da política.
Mesmo que o parlamentarismo fosse totalmente diferente do modelo inglês, a presença de um imperador dotado de sensibilidade política facilitou o relativo êxito do experimento parlamentar do Brasil no século XIX.
a) Certo, Certo, Certo, Certo
b) Errado, Certo, Certo, Certo
c) Certo, Errado, Certo, Certo
d) Certo, Certo, Errado, Certo
e) Certo, Certo, Certo, Errado

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "c) Certo, Errado, Certo, Certo".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais