Buscar

Durante o período colonial brasileiro, predominou a mão-de-obra compulsória africana, embora também com utilização da indígena. Sobre esse quadro, ...

Durante o período colonial brasileiro, predominou a mão-de-obra compulsória africana, embora também com utilização da indígena. Sobre esse quadro, julgue os itens, colocando V para as questões verdadeira e F para as falsas.

V - Ordens religiosas, principalmente a jesuíta, tentaram sujeitar os indígenas através do trabalho missionário, transformando-os em bons cristãos, o que significava assumir hábitos de trabalho europeus, criando grupos de trabalhadores flexíveis às necessidades da Colônia, sem levar em consideração a cultura indígena.
V - Os africanos, provenientes do “continente negro”, são usualmente divididos em dois grupos étnicos: os sudaneses e os bantos, não se desconsiderando que os negros escravizados no Brasil provinham de muitas tribos ou reinos com culturas próprias.
V - Seria errôneo pensar que, enquanto os índios se opuseram à escravidão, os negros a aceitaram passivamente. Fugas individuais ou em massa, agressões contra senhores e resistência cotidiana fizeram parte das relações entre senhores e escravos.
F - Nas duas últimas décadas do século XIX, os escravos africanos ou afro-brasileiros conseguiram desorganizar o trabalho compulsório, apoiados no enraizamento cultural e geográfico conseguido nos séculos anteriores de escravidão, e também devido à Igreja Católica que se indispôs com os colonos e com a Coroa portuguesa na defesa do escravo.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações são as seguintes: V - Ordens religiosas, principalmente a jesuíta, tentaram sujeitar os indígenas através do trabalho missionário, transformando-os em bons cristãos, o que significava assumir hábitos de trabalho europeus, criando grupos de trabalhadores flexíveis às necessidades da Colônia, sem levar em consideração a cultura indígena. V - Os africanos, provenientes do “continente negro”, são usualmente divididos em dois grupos étnicos: os sudaneses e os bantos, não se desconsiderando que os negros escravizados no Brasil provinham de muitas tribos ou reinos com culturas próprias. V - Seria errôneo pensar que, enquanto os índios se opuseram à escravidão, os negros a aceitaram passivamente. Fugas individuais ou em massa, agressões contra senhores e resistência cotidiana fizeram parte das relações entre senhores e escravos. F - Nas duas últimas décadas do século XIX, os escravos africanos ou afro-brasileiros conseguiram desorganizar o trabalho compulsório, apoiados no enraizamento cultural e geográfico conseguido nos séculos anteriores de escravidão, e também devido à Igreja Católica que se indispôs com os colonos e com a Coroa portuguesa na defesa do escravo. Portanto, as afirmações verdadeiras são V, V e V, e a afirmação falsa é F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais