Buscar

A “Política dos Governadores”, iniciada, na República Velha, por Campos Sales, baseava-se no(a) a) domínio das elites oligárquicas estaduais sobre...

A “Política dos Governadores”, iniciada, na República Velha, por Campos Sales, baseava-se no(a)

a) domínio das elites oligárquicas estaduais sobre as populações rurais, através da repressão violenta às constantes revoltas armadas.
b) controle exercido pelas oligarquias sobre os oficiais da Guarda Nacional, os quais influenciavam fortemente a condução da política nacional.
c) elaboração de uma política de correção dos vícios do sistema eleitoral, advinda de articulações entre as oligarquias e o governo federal.
d) teia de relações políticas ligada ao poder oligárquico, a qual partia do presidente e se estendia até os eleitores nos municípios tutelados pelos coronéis.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A "Política dos Governadores", iniciada na República Velha por Campos Sales, baseava-se na alternativa d) teia de relações políticas ligada ao poder oligárquico, a qual partia do presidente e se estendia até os eleitores nos municípios tutelados pelos coronéis. Essa política consistia em uma aliança entre o governo federal e as oligarquias estaduais, em que o presidente da República garantia o apoio político dos governadores dos estados em troca de favores políticos e eleitorais. Essa aliança era mantida por meio de uma rede de relações políticas que se estendia desde o presidente até os eleitores nos municípios controlados pelos coronéis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais